Escolas municipais se destacam no 41º Concurso de Textos em Prosa e Poesia

Em 2019, foram ao todo 211 produções inscritas

Alunos das escolas municipais se destacaram na 41ª edição do Concurso de Textos em Prosa e Poesia, cuja solenidade de premiação foi realizada no início do mês.

Durante solenidade emocionante no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, neste ano, foram premiados seis alunos da rede municipal.

Em 2019, foram ao todo 211 produções inscritas, sendo 132 poemas e 79 textos em prosa, de 26 escolas das redes municipal, estadual e particular.

Na solenidade, foram premiados os dois primeiros colocados de cada nível e categoria, que receberam troféus, certificados e prêmios como equipamentos eletrônicos, chocolates e livros, dos parceiros Leiturinha, Ferrero, Receita Federal e Cristais São Marcos.

A Comissão Avaliadora foi composta pela jornalista e graduada em Letras pela Universidade Federal de Lavras, Carolina Barbosa e por Sérgio Roberto Montero Aguiar, professor de Literatura e mestre em Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo.

As avaliações foram feitas por nível e categoria, apenas com o pseudônimo do autor e sem a indicação da escola participante, garantindo total isenção e transparência no processo.

Foram premiados os alunos Isabella Gomes e João Victor da Silva Teixeira, da E.M. José Avelino de Melo, João Pedro de Souza Ferreira Pereira, da E.M. Raphael Sanches, Letícia Barreira de Souza, Willian Fernandes de Oliveira e Júlio César Dearo Silva, do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.

A Escola Municipal José Avelino de Melo, na Fazenda Lambari, levou os dois troféus na Categoria Poesia – Nível 1, que contempla alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Na primeira colocação ficou a aluna Isabella Gomes, com a poesia “Girafa” e o segundo lugar foi o texto “O Relógio”, de João Victor da Silva Teixeira, ambos do 3º ano da professora Vera Lúcia Pereira.

“Na aula de Matemática, estava trabalhando conteúdo sobre horas, minutos, o calendário, a sequência de meses e anos, a rotação da Terra. No mesmo dia, durante a aula de Língua Portuguesa, fizemos poesia com tema livre e o João Victor foi muito certeiro. Ele transformou o conteúdo informativo em poesia. Já a Isabela gosta muito de animais e sempre coloca um em evidência. Coincidência ou não, estávamos trabalhando os animais na aula de Ciências na semana anterior”, conta a professora.

A diretora da E.M. José Avelino de Melo, Mauricéia da Cunha Silva, aproveitou para parabenizar toda a equipe da unidade pelo trabalho de excelência desenvolvido durante todo o ano.

Em outubro, a estudante Victória Romão, do 5º ano, recebeu medalha de bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa 2019. Juntamente com a professora Loredany Villela Galindo Peres, ela participou de oficinas e atividades culturais oferecidas pela organização da OLP, em São Paulo/SP.