Como afastar sentimento de solidão profissional

A pessoa que se sente sozinha precisa, antes de tudo, não se acomodar

O coach, escritor e palestrante Maurício Sampaio aborda a questão da solidão profissional, que pode ser mais comum do que se pensa.

A solidão sempre remeteu ao lado pessoal, mas vem se tornando cada vez mais presente no âmbito profissional. O sentimento é mais comum do que se imagina e atinge principalmente executivos, profissionais liberais e empresários. Muitos profissionais estão com a carreira travada por conta desse sentimento, pois se sentem sozinhos em sua rotina de trabalho, mesmo com toda a conectividade promovida pela internet.

Normalmente são pessoas que têm dificuldades para compartilhar desejos, planejar a carreira ou mudar seus rumos. Eu tinha um dia-a-dia agitado, coordenava pelo menos 50 funcionários e estava cercado de pessoas com quem trocava ideias, insights e compartilhava decisões. E, de repente, comecei a atuar sozinho. Foi uma enorme diferença. Profissionais que tomam a decisão de trabalhar por conta própria, por exemplo, muitas vezes ficam desmotivados justamente por esse sentimento de solidão. Mas executivos de alto escalão também sofrem.

É sempre bom ter uma pessoa, um coach, para ajudar a tomar decisões. Eu digo ajudar, e não tomar a decisão. Eu mesmo, apesar de coach, quando tenho que tomar alguma decisão ou planejar algo na vida contrato um profissional. A principal dica para vencer a solidão profissional é se fazer presente. O profissional que se sente sozinho precisa, antes de tudo, se doar e ir atrás, não se acomodar. Pesquisar sobre eventos, palestras gratuitas e encontros profissionais, que abordem assuntos de interesse do profissional, podem ajudar muito.

Ir a lançamentos de livros, por exemplo, é ótimo para conhecer pessoas e e criar novos relacionamentos profissionais. Não se esconda no seu escritório e, mesmo se for um executivo, discuta suas ideias com outros profissionais, com pessoas em quem confie. E cuidado com a procrastinação. Não caia na armadilha do “depois vou a esse evento” ou “amanhã falo com tal pessoa”, pois isso pode te prejudicar muito.

* Maurício Sampaio é coach de carreira, palestrante e escritor