Pau…tando | 21/01/16

Leia sobre os bastidores da política local na coluna "Pau...tando"

CHUVA 1
Os estragos causados pela chuva, mais do que materiais, também foram emocionais, especialmente para quem presenciou os momentos angustiantes provocados pela chuva torrencial. Em situações deste tipo, acabam surgindo argumentações extremistas, como o pedido de cancelamento do Carnaval local para supostamente investir os recursos na recuperação da cidade.

CHUVA 2
Ainda que parcela da população não goste do festejo, deve-se ressaltar que o período é um dos mais importantes para o município quanto à geração de emprego e renda, ainda mais em tempos de crise econômica. O Carnaval traz turistas à estância, gerando renda no setor de comércio e serviços, o que garante a remuneração de milhares de trabalhadores na cidade. O cancelamento da festa, ainda mais em uma cidade turística como Poços de Caldas, pode ser tão catastrófico para a economia local quanto à chuva de terça-feira.

CHUVA 3
Além disto, os recursos utilizado no Carnaval são destinados para este fim. Não se pode simplesmente utilizar a verba, que já está comprometida com compromissos firmados, para outras finalidades, como reparos. Cabe ainda observar que os danos materiais verificados na cidade, em sua maior parte, foram registrados em setores da iniciativa privada.

CHUVA 4
Também não cabe comparar o cancelamento do Carnaval de cidades da região e do país com Poços de Caldas, já que a grande maioria dos municípios em que a festa oficial foi cancelada não possui perfil turístico.

CHUVA 5
Assim como alguns hotéis centrais, o prédio da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) está com o estacionamento do subsolo alagado. Como a caixa de força do local fica na garagem, os trabalhos foram interrompidos por falta de energia. Ainda não há previsão de retorno para o atendimento ao público.

É CARNAVAL 1
O regulamento oficial dos desfiles de Carnaval deste ano foi divulgado ontem pela Prefeitura. Os desfiles acontecerão em três dias, sendo o sábado e domingo reservados à disputa entre as escolas e a segunda-feira para o desfile das campeãs. Já os blocos caricatos desfilam nos três dias.

É CARNAVAL 2
Enquanto que os blocos caricatos têm tempo mínimo de 25 minutos e máximo de 30 minutos para passar pela avenida Francisco Salles, as escolas de samba devem passar entre 50 e 55 minutos. Todas as escolas e blocos têm horário definido para entrar na avenida. Eventuais atrasos podem gerar multa de quatro salários mínimos (R$ 3.520).

OLHA O TREM
Será realizado na segunda-feira, 25, às 14h30, a abertura da carta convite para contratação de empresa especializada para execução dos serviços técnicos de topografia e elaboração do projeto básico para implantação do ramal ferroviário turístico da cidade. a A contratação é uma contrapartida, já que os projetos executivos vão ficar a cargo do município, que também busca captar mais recursos junto ao Estado e à União.Vale lembrar que a Codemig anunciou recentemente recursos de R$ 10 milhões para implantação da linha férrea.

OCUPE SÃO BENEDITO
Com o apoio do DMAE e da Secretaria de Cultura, acontecerá na praça Coronel Agostinho Junqueira, que abriga a Igreja de São Benedito, o projeto “Ocupe São Benedito”.  A iniciativa acontece neste sábado, 23, a partir das 16h, e será o primeiro de muitos eventos previstos para acontecerem no local.  Artistas, professores e ONGs poderão ocupar este espaço durante todo o ano aos sábados. A intervenção cultural busca comemorar o centenário do farmacêutico Oscar Nassif.