CACON Poços não faz novos atendimentos, diz vereador

Santa Casa aguarda recebimento de repasses atrasados

Pedido de Informações sobre o atendimento no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Poços de Caldas foi apresentado pelo vereador José Maria Siqueira (PMDB). 

Ele tomou conhecimento que a Santa Casa de não está realizando novos atendimentos aos pacientes que necessitam de cirurgia oncológica, quimioterapia e radioterapia, através do CACON. Segundo informações obtidas pelo vereador, o atendimento de novos pacientes esta suspenso há três semanas.

Diante do exposto, ele questiona se a informação é verdadeira e quantos quantos pacientes estão na lista de espera, bem como há quanto tempo o hospital deixou de recepcionar novos pacientes oncológicos. Outra dúvida é saber quantos pacientes são de Poços e quantos de outras cidades.

Recentemente, a Santa Casa já relatou dificuldades financeiras pela falta de repasses para a manutenção do atendimento oncológico. O CACON atende pacientes com câncer e é um serviço de alta complexidade mantido com recursos dos governos federal e estadual, cuja administração é de responsabilidade da Santa Casa.

A Prefeitura de Poços de Caldas é usuária do serviço, assim como outros municípios da região, cujos cidadãos são igualmente atendidos pela Santa Casa. Cerca de 80 cidades no entorno de Poços são atendidas pelo serviço oncológico.

A Prefeitura chegou a ser alvo de um abaixo-assinado virtual, cobrando providências para que o serviço não fosse fechado, mas através de nota oficial, informou que não é responsável pelo repasse de recursos ao CACON, apesar de ter garantido que iria buscar formas para que os repasses fossem regularizados.