Bastidores 26/03/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

CLIMÃO
Causou mal-estar entre os filiados locais do Republicanos a divulgação em primeira mão por essa coluna de que o ex-vereador Dr. Marcos Eduardo é pré-candidato a deputado federal pela legenda para uma dobradinha com o deputado estadual Mauro Tramonte. O médico Amaury Guimarães Barreiro era o mais indignado com a notícia. Ele chegou a enviar um áudio para o presidente municipal do Republicanos cobrando um posicionamento. “Acho que você tem que dar uma conversada com o Mauro (Tramonte). Se o partido (Estadual) for interferir aqui, então não precisamos trabalhar. Eles que trabalhem por lá mesmo. Assim fica difícil”, disse. “O Marcos (Eduardo) é falastrão”, completou. E finalizou o áudio cobrando uma posição em relação ao vazamento da informação.

NOTA
Conforme nota publicada pelo amigo e competente jornalista José Carlos Polli também no dia de ontem, Demilton Vacarelli enviou uma mensagem na noite de quinta-feira confirmando a filiação de Marcos Eduardo ao Republicanos e a futura dobradinha com Mauro Tramonte.

continua depois da publicidade

MUDANÇA NOS VENTOS
Em uma dessas viradas de mesa que a política proporciona, surgiu um fato novo em relação ao Podemos. O principal fiador de Thiago Mariano na presidência da sigla em Poços de Caldas, Igor Timo, deixará a executiva estadual da sigla. Assume a presidência Nely Aquino (presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte) e como vice-presidente, o deputado estadual Zé Reis. Ambos são pessoas de confiança do presidente do Progressistas, Marcelo Aro. Nos próximos dias, um evento marcará a troca de comando estadual. Numa dessas, pode ser que Nely prefira colocar como presidente local alguém mais próximo. Quem sabe?

ME ACEITA DE VOLTA?
Depois de saber pela imprensa que Diva Funchal seria a vice-presidente local do Podemos e ter tido dela essa confirmação, será que André Vilas Boas aceitará ela de volta na cúpula do Partido Novo caso não se consolide no Podemos?

ROMARIA
Tem gente que ainda insiste em convencer Carlos Mosconi a ser candidato a deputado estadual. Nos últimos dias, tem sido comum uma romaria da velha guarda tucana à casa do manda-chuva no Jardim dos Estados tentando fazê-lo mudar de ideia e topar e empreitada. Um deles disse que ouviu a seguinte frase em uma das reuniões: “se ele (Mosconi) queria um sinal de Deus sobre ser ou não ser candidato, o alerta recente dos seus exames para que cuide de sua saúde já serve como resposta”. Faz sentido.

POR FALAR NISSO…
Uma operação de guerra foi colocada em prática na Secretaria Municipal de Saúde para impedir que notícias vazem para este jornalista. O bebedouro foi retirado de dentro da cozinha do gabinete e colocado na porta de uma das salas da secretaria. Funcionários também foram proibidos de usar o banheiro do gabinete e não podem ir até a cozinha quando o secretário Carlos Mosconi ou a secretária adjunta Rosilene Faria estiverem no ambiente. As reuniões acontecem com as portas fechadas. Spoiler: nada disso vai funcionar.