Azul utiliza Inteligência Artificial para diminuir tempo dos aviões parados

continua depois da publicidade

A Azul foi apontada como a companhia aérea mais pontual do mundo, com quase 89% de chegadas no horário previsto, segundo o ranking de 2022 elaborado pela Cirium, que analisa dados globais do setor de aviação.

Entre os principais motivos dessa conquista estão as apostas em tecnologia e a parceria com a startup brasileira WeSafer – unidade digital independente da Avantia, empresa de tecnologia para monitoramento de processos e segurança.

A WeSafer implantou a solução Wesafer On-Time Performance, desenvolvida de forma customizada para o cliente, com mais de 50 mil imagens de treinamento em sua rede neural e que utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar tempos e movimentos reais das aeronaves em solo através de visão computacional.

A tecnologia, em uso desde setembro de 2022, se baseou nos principais desafios da Azul para melhorar procedimentos e aumentar performance e, assim, reduzir ao máximo eventuais atrasos.

Com a utilização da ferramenta, que integra câmeras especiais, equipamentos de networking, algoritmos de inteligência artificial e soluções em nuvem, foi possível digitalizar as operações em rampa somente dos voos da Azul e reduzir os ciclos de tempo de retorno dos voos.

São mais de 200 mil eventos registrados, que ocorrem ao redor da aeronave quando ela está estacionada, e mais de 15 mil operações de TAT (turnaround time) registradas desde o início da aproximação da aeronave no portão até o seu término, quando inicia o movimento de saída.

continua depois da publicidade

Com a tecnologia é possível manter e, até mesmo aumentar, o índice de pontualidade conquistado pela Azul na pesquisa internacional, contribuindo com o nível de satisfação dos passageiros e tripulantes.

A implantação da WeSafer On-Time Performance já atingiu o pico de 100% dos eventos registrados e possui uma média acima de 96%, uma conquista para algoritmos de inteligência artificial.

Todos os eventos são enviados diretamente via API em tempo real para o Centro de Controle Operacional da Azul, que pode monitorá-los a distância e de forma remota sem nenhum tipo de intervenção humana.

Para Mauro de Lucca, diretor de desenvolvimento de negócios da WeSafer, a cooperação entre as companhias aéreas e prestadores de serviços de terra é crucial para atingir as metas de recuperação de tempo dentro dos terminais aeroportuários das aeronaves em solo.

“Os procedimentos na área de estacionamento das aeronaves nos portões do aeroporto são constantemente alterados pelos avanços tecnológicos, enquanto as medições de tempo ainda são, em sua maioria, desconhecidas por grande parte das empresas do segmento”, diz.

Para melhorar o desempenho e garantir a pontualidade das operações, a Azul tem investido em medidas específicas.

“Os líderes do time de Controle de Performance e TI e a equipe da WeSafer colaboraram ofertando uma variedade de tecnologias e iniciativas com uso de inteligência artificial que automatizaram a coleta de indicadores e métricas a partir da solução no terminal aéreo de Viracopos. Imagens de vídeo foram transformadas em dados úteis e inteligentes”, explica De Lucca.