Ala das Fridas é espaço de resistência

Ana Paula Ferreira escreve sobre a Ala das Fridas, que desfilou dentro do bloco Chico Rei

A pedagoga Ana Paula Ferreira escreve sobre a Ala das Fridas, que desfilou neste Carnaval dentro do bloco Chico Rei, com a proposta de conscientizar sobre a luta das mulheres por igualdade.

Era pra ser só uma brincadeira de carnaval. Uma mãe com a filha e sobrinha não querendo fantasiá-las com as típicas princesas resolveu incentivá-las a se vestirem de Frida. Por que Frida? Porque feminista, a frente de seu tempo, uma mulher que aliou a aspereza da política com a sutileza da arte, porque fugia dos padrões estéticos, porque valorizava as cores latinas e implantava um estilo próprio de roupa, de cabelo, de ser se vestir e de ser, não com os olhos voltados para a Europa, mas para a terra onde pisava.

Consequência: nenhum folião entendia aquelas sobrancelhas emendadas e o buço marcante em plena época de culto pela depilação. Por outro lado, a partir dali o universo infantil dessas garotas não ficaria recheado apenas com Elsas e Brancas de Neve, mas seriam ensinadas a admirar personalidades fortes, tal qual a Frida, mulher da nossa América que desafiou modismos e convenções, fez uma arte própria, participou de partido político de esquerda e buscou superar as próprias frustrações, medos e dores decorrentes de uma saúde extremamente debilitada usando de pincéis e tinta.

Esse ano a ideia não era para três pessoas. Era de se formar uma ala de Fridas, de mulheres dispostas a usar do carnaval trazendo uma conotação de luta, de feminismo, que do contrário do que muito pensam, não é antônimo de machismo. Feminismo é o empoderamento da mulher, é a defesa de igualdade de gêneros, é a mulher ser tratada como sujeito de ações e opções e ser respeitada por isso.

A ala das Fridas dentro do bloco Chico Rei se distanciaria do imaginário popular de se atrelar a figura da mulher a Rainha da Bateria, símbolo de sensualidade. Também não se pareceriam com as baianas, porque apesar das grandes saias que possuem em comum, as Fridas trariam o significado feminista.

Uma ala alegre, florida, com saias rodadas, mulheres e homens vestidos de Frida como denúncia de um machismo e de uma sociedade desigual em que a figura do homem branco, hetero, classe média, cristão é mais valorada socialmente.

Foi lindo contribuir para que mais pessoas reconhecessem a figura importantíssima e altamente simbólica da Frida. Foi inesquecível fazer parte dessa história que tem tudo para virar tradição. Contudo, que lembremos que se a Frida virar apenas uma fantasia perde seu caráter de apelo a reflexões sobre a condição opressora em que vive a mulher no Brasil. Daí deixa de ser “Sou Frida” e fica apenas “Sofrida”.

* Ana Paula Ferreira é pedagoga e militante do Coletivo Feminista