Zona Azul terá 3,9 mil vagas e funcionará em 60 dias

Contrato da Zona Azul foi assinado hoje pelo prefeito

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT) assinou hoje, 24, o contrato com a empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistema de Informação, que irá explorar a Zona Azul.


A empresa foi a vencedora da concorrência pública 011/15, cujo resultado foi publicado em dezembro do ano passado. A empresa venceu com a melhor oferta de outorga, no valor de R$ 1,7 milhão. A assinatura do contrato aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado à rua Prefeito Chagas, 464, Centro.

O novo sistema do serviço de estacionamento rotativo pago na região central da cidade terá início em 60 dias após a assinatura do contrato. A operação da Zona Azul foi regulamentada por decreto, em setembro de 2015, após a aprovação de projeto pela Câmara. O sistema que será implantado conta com integração de tecnologia, com utilização via parquímetros, central telefônica, celular e internet, facilitando aos usuários a aquisição de créditos e ativação de uso da vaga de estacionamento.

A Zona Azul será operada em três áreas com tempos de permanência de 1, 2 e 3 horas com o pagamento do mesmo valor, ou seja, com R$ 2 o usuário poderá permanecer estacionado de 1 a 3 horas, conforme a área de utilização. Serão 3.943 vagas, operadas de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 18h30.

O secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, informa que haverá um período de pré operação do novo sistema. Serão quinze dias sem cobrança, com o objetivo de testar o novo sistema e orientar a população. A Prefeitura, por meio da Defesa Social, iniciará uma extensa campanha de informação sobre o novo sistema, 30 dias antes da operação e que persistirá durante os 30 dias posteriores à implementação da nova Zona Azul. A fiscalização do estacionamento rotativo ficará por conta dos agentes municipais de trânsito.