Ano Novo terá 16 feriados e pontos facultativos

Os feriados e pontos facultativos federais foram publicados no "Diário Oficial da União"

Os feriados e pontos facultativos federais em 2016 foram publicados ontem no “Diário Oficial da União”. Este ano são 16 datas, entre feriados e pontos facultativos, incluindo o 1º de janeiro, que já aconteceu.

Ano passado, foram 11 feriados e seis pontos facultativos ao longo do ano. A publicação abrange apenas os feriados nacionais, não estando incluídos os estaduais e municipais. Em nível local, neste ano, 13 de maio, feriado municipal alusivo a São Benedito, cairá em uma sexta-feira, sugerindo, por conseguinte, feriadão prolongado, diferente, no entanto, no aniversário da cidade, comemorado em 6 de novembro, que em 2016 cairá em um domingo.

Os pontos facultativos são Carnaval (8, 9 e 10 de fevereiro), Corpus Christi (quinta-feira, 26 de maio) e Dia do Servidor Público (sexta-feira, 28 de outubro). Os feriados são Confraternização Universal (sexta-feira, 1º de janeiro), Sexta-feira da Paixão (sexta-feira, 25 de março), Tiradentes (quinta-feira, 21 de abril), Dia do Trabalho (domingo, 1º de maio), São Benedito (sexta-feira, 13 de maio), Independência (quarta-feira, 7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira, 12 de outubro), Finados (quarta-feira, 2 de novembro), Aniversário de Poços de Caldas (domingo, 6 de novembro), Proclamação da República (terça-feira, 15 de novembro) e Natal (domingo, 25 de dezembro).

Vale destacar que, nos pontos facultativos, as empresas e os órgãos públicos podem optar por abrir ou não, mas devem manter os serviços considerados essenciais, como emergências de hospitais. Neste ano, as vésperas do Natal, 24 de dezembro e do Ano Novo, 31, não são consideradas pontos facultativos, já que caem no sábado.