Vereadores visitam depósitos desativados de rejeitos

Em novembro desse ano, vários vereadores estiveram na unidade da Alcoa para visitar as Áreas de Resíduos de Bauxita

Os vereadores Marcos Tadeu Sansão (PSDB) e Jonei Eiras (PSDB) estiveram, no início do mês, na unidade da Votorantim Metais, em Poços de Caldas.

O objetivo da visita foi conhecer os depósitos de rejeitos da empresa, que atualmente estão desativados. Um dos assuntos discutidos foi o processo de recuperação das áreas mineradas, lavra e beneficiamento de bauxita. Durante o encontro, o gerente da unidade local, Hamilton Wuo, destacou que a etapa do processo produtivo que gera o rejeito foi encerrada no município em 2001 e que os antigos depósitos em forma de diques foram construídos fora das áreas de drenagem natural, estando a área estável e toda reflorestada com espécies nativas da região.

A visita foi feita devido aos debates na Câmara a respeito da situação das lagoas de contenção de rejeitos de minério na cidade. “Iniciamos uma discussão sobre os depósitos de rejeitos das grandes mineradoras instaladas em Poços e, a partir daí, fizemos uma visita à Alcoa e, posteriormente, à unidade da Votorantim Metais. A finalidade é conhecer melhor todo o processo e obter informações sobre como está, atualmente, a situação desses locais”, afirmaram.

Em novembro desse ano, vários vereadores estiveram na unidade da Alcoa para visitar as Áreas de Resíduos de Bauxita. Representantes da empresa apresentaram as etapas de gerenciamento das ARBs, envolvendo o planejamento, projeto, instalação, operação e reabilitação destas áreas. Na ocasião, eles mostraram também os processos de atendimento aos requisitos legais e da Alcoa.