Decoração natalina reciclada do DMAE é elogiada

Presépio em exposição nas Thermas tem encantado os visitantes

Neste ano, o DMAE resolveu inovar na decoração natalina. Por meio de um projeto, uniu o reaproveitamento de material reciclável, o trabalho em equipe e o marketing da Autarquia.

Foram utilizando copos, garrafas e galões da empresa Águas Minerais de Poços de Caldas para decorar o prédio que fica na Praça Coronel Agostinho Loyolla Junqueira, próximo à Igreja São Benedito. Dentro deste projeto, dois talentos merecem destaque. Em conversa informal entre o diretor presidente do DMAE, Alair Assis, e o assessor de Meio Ambiente da Autarquia, Gilson Souza, surgiu a ideia de criar um presépio feito com jornais.

Como Gilson já tinha experiência em trabalhos manuais com papéis, pois há 20 anos participa do Concurso Banho à Fantasia do Carnaval da cidade e destes, venceu 32 em diversas categorias, abraçou o projeto. Com a colaboração de muitos servidores na doação de jornais e com a ajuda de outros, como José Maurício D’Ávila, Pamela Silva Santos, Bárbara Kalli e Sandra Guimarães, na mão de obra, começaram a trabalhar na ideia.

Foram 20 dias de trabalho nas horas vagas e até nas madrugadas em casa, que resultaram em oito peças, próximas ao tamanho natural: Pastor, ovelha, Baltazar, Melchior, Gaspar, Maria, José e o Menino Jesus. No início as peças seriam expostas no pátio do DMAE, mas devido à fragilidade e tamanha beleza das peças, o presépio está em exposição no Balneário. Turistas e poços-caldenses que passam por lá, ficam encantados com a obra.“A intenção foi realmente deixar o aspecto de jornal aparente nas peças e sem compromisso anatômico, preservando o aspecto geométrico e para mim foi um orgulho expô-las no prédio das Thermas”, disse Gilson Souza.

Já Sandra Guimarães Soares tem 17 anos e há 10 meses trabalha no DMAE, contratada pela Guarda Mirim. Nunca havia feito trabalho manual. Mas por ser encantada pelo Natal e por se envolver com o projeto proposto pela Assessoria de Comunicação do DMAE, se empenhou e acabou se destacando. Nas suas horas vagas, fez todas as bolas que enfeitam o prédio do DMAE, que fica na praça Agostinho LoYolla Junqueira e ainda as que estão no jardim da Autarquia. Um exemplo de dedicação que acabou dando a ela uma promoção. Agora, faz parte da Assessoria de Comunicação do DMAE. “Fiquei muito feliz. Não esperava, porque fiz tudo por prazer, não esperava nada em troca”, disse Sandra.