Prefeitura mapeia 58 pontos estratégicos de dengue

O trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti conta com 63 agentes de campo

A Prefeitura tem intensificado as ações educativas, de prevenção e de controle da dengue e de outras endemias transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a febre chikungunya e o zika vírus.

Dentro deste trabalho, 58 estabelecimentos do município são classificados como Ponto Estratégico e recebem monitoramento e tratamento periódico. Entre eles, estão prédios públicos como o Cemitério da Saudade, a Garagem Municipal, o Ecoponto e o Complexo Santa Cruz e indústrias como Danone, Yorin Fertilizantes e Ferrero, além de oficinas mecânicas, ferro-velhos, borracharias, transportadoras e usinas de reciclagem. Os chamados Pontos Estratégicos são considerados locais onde há concentração de depósitos do tipo preferencial para a desova da fêmea do Aedes aegypti ou especialmente vulneráveis à introdução deste vetor.

COMPLEXO SANTA CRUZ
No Complexo Santa Cruz, as atividades de vigilância são realizadas com periodicidade quinzenal pela equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue e incluem o monitoramento da piscina e de todo espaço físico do Complexo. Os agentes inspecionam o local à procura de larvas e mosquitos adultos. Além do monitoramento, é feito também o controle químico, por meio da aplicação residual e/ou focal de inseticida para o combate ao vetor nas fases larvária e adulta. As medidas preventivas executadas são eficazes e protegem a saúde da população. Entretanto, 87% dos focos do mosquito estão dentro das casas. Por isso, é fundamental que toda a população faça a sua parte.

COBERTURA
O trabalho de combate à dengue conta com 63 agentes de campo, divididos em seis estratos supervisionados, que cobrem todo perímetro urbano da cidade. Eles realizam visitas bimestrais de tratamento focal e monitoramento do vetor.