11 filmes de terror sensorial que merecem ser vistos

Marcelo Leme apresenta lista de 11 filmes de terror sensorial lançados nos últimos 10 anos

O crítico Marcelo Leme apresenta uma lista de 11 filmes de terror sensorial lançados nos últimos 10 anos que merecem ser assistidos pelo público.

A lista traz 11 longas cuja proposta de horror foge ao convencionalismo habitual – sustos fáceis, trilha pesada, expectativa como base, estímulo-resposta -, sendo seu atributo mais significativo a atmosfera gerada por suas implicações psicológicas e recursos sensoriais.

POSSUÍDOS (2006)
Agnes é uma garçonete solitária com um passado trágico, que escapou de seu abusivo ex-marido Gross, recentemente saído da prisão estadual. Ela muda-se para um motel de beira de estrada e através de sua colega de trabalho lésbica R.C. é apresentada para um paranóico veterano da Guerra do Golfo, Peter, e iniciam um romance. Contudo, as coisas nem sempre são como parecem e Agnes está prestes a experimentar um pesadelo claustrofóbico e real quando insetos começam a surgir…

A FRONTEIRA (2007)

A fim de ajudar uma jovem grávida que precisa desesperadamente esconder sua gravidez da família, seus amigos começam a roubar para reunir os fundos necessários para fazer o aborto na Holanda. Fugindo da polícia, o pequeno grupo se refugia num velho terreno de mineração improdutivo, num bosque na fronteira com Luxemburgo, e descobre um albergue administrado por donos perigosos: neonazistas canibais!

A INVASORA (2007)

Sarah, uma jovem fotógrafa, está sozinha na noite de Natal. Ela está assim desde que seu marido morreu num acidente de carro. Só e grávida, recebe apenas as visitas de sua mãe dominadora e de seu chefe egocêntrico. A noite de natal é o último dia antes de ir para o hospital ter o seu bebê. Mas o silêncio de sua casa é quebrado quando uma misteriosa mulher bate à sua porta.

DEIXA ELA ENTRAR (2008)
Oskar, um garoto introspectivo que sofre por brincadeiras de mal gosto por parte de seus colegas de escola, descobre o amor e a vingança quando conhece Eli, sua estranha vizinha. Com o tempo, Oskar ficará sabendo que Eli não é apenas uma garota comum.

MARTYRS (2008)
Lucie é uma menina que fugiu do cativeiro onde sofria abusos. Na instituição onde se recupera conhece Anna e as duas criam um forte laço. Depois de adulta, Lucie ainda está atormentada pelos traumas de infância e deseja se vingar daqueles que arruinaram sua vida, mas acaba mergulhando num pesadelo onde arrasta Anna consigo.

ANTICRISTO (2009)

Casal devastado com morte do único filho muda-se para uma casa no meio da floresta para superar o episódio. Mas os questionamentos do marido, psicanalista, sobre a dor do luto e o desespero de sua esposa desencadeiam uma espiral de acontecimentos misteriosos e assustadores. E as consequências dessa investigação psicológica são as piores possíveis.

LIVIDE (2011)

Uma jovem é contratada para tratar de uma senhora em coma e que vive numa antiga e gigantesca mansão. Lá ela vai descobrir a existência de um tesouro, chamando alguns amigos para o encontrar. Porém, durante a noite, uma série de eventos vai tornar a caça ao tesouro num verdadeiro pesadelo.

TRABALHAR CANSA (2011)
Helena é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Tudo vai bem até Otávio, seu marido, perder o emprego. A partir de então estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica.

ANTIVIRAL (2012)

Syd March trabalha em uma clínica que vende injeções de vírus colhidos em celebridades doentes para seus admiradores fanáticos. Depois de se infectar com o vírus que matou a superestrela Hannah Geist, Syd deve desvendar o mistério que envolve essa estranha doença e salvar sua própria vida.

BOA NOITE, MAMÃE (2014)
Uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe volta para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe e a partir de então nada será como antes.

A BRUXA (2015)

Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família vive seus piores medos e enfrentam seu lado mais condenável.

* Marcelo Leme é psicólogo e crítico de cinema