Qualidade da internet na cidade recebe críticas

Preços altos e baixa velocidade de conexão estão entre as principais reclamações

O vereador Tiago Cavelagna (DEM) é autor de pedido de informações sobre a qualidade dos serviços de acesso à internet no município. Várias reclamações chegaram a ele, a respeito da má qualidade dos serviços. O sinal oferecido aos consumidores é considerado de qualidade questionável. “As empresas deliberadamente não definem ou admitem que a estrutura de fornecimento do sinal de internet banda larga é sofrível, pelo menos para a região de Poços de Caldas”, disse.

PROBLEMAS
Cavelagna enumerou alguns problemas. Um deles é a ausência de rede de fibra ótica: não existe disponibilidade de fibra ótica em Poços. Cidades como Botelhos, Caldas e Divisa Nova já são providas enquanto Poços ainda depende de tecnologias ultrapassadas como rádio ou ADSL. Outra questão é a baixa velocidade de conexão: enquanto as cidades como Botelhos e Caldas possuem uma velocidade de internet residencial de até 50Mb, Poços conta com o oferecimento de até 15Mb por uma das empresas privadas cuja disponibilidade é baixíssima (a empresa ainda solicita que você assine uma linha telefônica e depois diz que não existe disponibilidade de internet em sua residência), enquanto as operadoras à rádio possuem planos máximo de 5Mb e 6Mb respectivamente.

Capitais como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro possuem velocidades de 300Mb. Por fim, ele cita o alto custo: o custo de assinatura de um plano de 5Mb à rádio em Poços gira em torno de R$ 100, enquanto o custo de uma banda larga fibra ótica de 50Mb de uma empresa em São José do Rio Preto (SP) é de R$59,90. O custo de uma empresa que fornece o serviço em Curitiba é ainda mais baixo, ou seja, paga-se caro por uma internet de péssima qualidade.

Diante da situação, ele quer saber se existem estudos por parte da Prefeitura para que seja melhorada a estrutura de tráfego de dados na cidade. “É necessário que o Executivo estude viabilizar uma melhor estrutura de tráfego de dados no Município pois a cidade perde imensamente com a falta de uma internet de boa qualidade, que hoje é vital para qualquer progresso”, relata.