Centro tem déficit de cerca de 600 árvores

Espécies cortadas nos últimos anos não foram replantadas

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos está dando continuidade aos trabalhos de arborização de vias iniciado no ano passado.

Até o momento, mais de três mil mudas, produzidas no Horto Municipal, já foram plantadas em diversas áreas públicas de Poços de Caldas.

O secretário, Thiago Biagioni Ribeiro, diz que o plano de trabalho foi criado com o objetivo de dar direcionamento ao plantio de árvores, levando em consideração a espécie adequada para cada área do município.

Biagioni informa, ainda, que um trabalho minucioso está sendo realizado para identificar os locais com necessidade de arborização e também as espécies adequadas, porém, respeitando as características de cada local.

“O objetivo é evitar futuros problemas ambientais ou estruturais, como destruição de calçadas ou, até mesmo, acidentes”, comenta.

DÉFICIT
Segundo o secretário, levantamento realizado pela Secretaria, identificou um déficit de aproximadamente 600 árvores, apenas na área central, espécies cortadas nos últimos anos que não foram replantadas.

“É um déficit muito grande, que precisamos reverter o quanto antes, para minimizar futuros impactos ambientais, provocados pela não reposição das árvores. Já realizamos diversas ações, e podemos citar algumas como o plantio de 120 mudas de ipês, ao longo da avenida Wenceslau Brás, na Zona Leste. Também na rua Junqueiras (Centro) plantamos hibisco, espécie mais adequada para aquela via”, finaliza Biagioni.