Você emprestaria seu rosto a milhares de robôs por R$520 mil?

source

Olhar Digital

robô arrow-options
Unsplash/Franck V

Empresa quer rostos humanos em robôs


Uma empresa inglesa está procurando candidatos dispostos a emprestar seu rosto para uma nova geração de robôs humanoides . Embora não possa divulgar muitos detalhes sobre o projeto devido a um acordo de confidencialidade, a Geomiq afirma que os robôs serão usados no cuidado de idosos , e que estarão disponíveis ao público no ano que vem.

De acordo com a empresa o projeto está sendo desenvolvido há cinco anos e conta com o apoio de grandes investidores, bem como de um fundo de investimentos em Shanghai. O candidato ideal deve ter um rosto “gentil e amigável” e estar disposto a ceder seus direitos de imagem para o uso em “potencialmente milhares de cópias” do robô em todo o mundo. O valor do contrato seria de 100 mil libras esterlinas, cerca de R$ 520 mil pela cotação atual.

Leia também: Conheça Gita, o robô que segue o dono carregando suas coisas

É um pedido curioso, já que estamos em uma época em que redes neurais conseguem gerar rostos extremamente convincentes e não seria difícil criar o “rosto perfeito” combinando alguns parâmetros. Mas a própria Geomiq admite que o marketing pode ser um dos objetivos, já que sua cliente “espera que a campanha gere interesse extra antes do eventual lançamento”.

Interessados devem mandar um e-mail (em inglês) com uma foto de seu rosto para faces@geomiq.com . Apenas os candidatos selecionados para uma segunda fase do projeto reeberão uma resposta, e de acordo com a Geomiq ficarão sabendo de “todos os detalhes” do projeto.