Violonistas apresentam solos e em dupla no Segunda Musical

Dividido em três performances, o Segunda Musical da próxima semana traz recitais de violão executados por professores de universidades federais. Os artistas Victor Vale e Flávio Barbeitas realizam apresentações solo e, logo após, unem-se para fechar o programa desta segunda-feira (18/11/19), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na primeira parte, Victor interpreta obras do paraguaio Augustín Barrios e do espanhol Joaquin Rodrigo. Em seguida, Flávio sobe ao palco para executar composições do polonês Alexandre Tansman. Para finalizar, os artistas, em duo de violões, apresentam canções de Bach e do professor de música Sérgio Freire.

Sobre os artistas – Natural de Belo Horizonte, Victor Vale é bacharel, mestre e doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2012, atua como professor de Violão no Curso de Música da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Foi premiado em competições nacionais, como o XIX Concurso de Violão Souza Lima, o 2º Concurso de Violão Cantareira e o 1º Concurso de Violão Maurício de Oliveira. O artista tem se apresentado em salas de concerto por todo Brasil.

O carioca Flávio Barbeitas é bacharel e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Estudos Literários pela UFMG / Università di Bologna (Itália). Desde 1996, é professor de Violão e disciplinas teóricas na Escola de Música da UFMG, além de ser orientador no programa de pós-graduação. Atua como solista e camerista em diversos concertos e festivais pelo País, sendo também pesquisador na área de Música.

Assembleia Cultural – O Segunda Musical oferece recitais de música erudita no Teatro da ALMG. Ele integra a agenda do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras.

O programa Segunda Musical é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à uma hora da manhã. Os vídeos também estão disponíveis no canal da ALMG no YouTube.