Vigilância Sanitária e Santa Casa alertam para tentativas de golpe

Golpistas estão usando os nomes das instituições para conseguir dinheiro

A Vigilância Sanitária e a Santa Casa de Poços de Caldas alertam a população sobre a tentativa de golpe que está ocorrendo na cidade.

A Vigilância Sanitária alerta os comerciantes a respeito da prática de um golpe novo que está sendo aplicado em Poços de Caldas.

Passando-se por fiscais do órgão, os criminosos estão roubando dos estabelecimentos o acesso ao próprio WhatsApp sob o pretexto de estarem apurando denúncias relacionadas às condições de higiene e limpeza dos locais. Segundo o relato da vítima, o contato do gol-pista se dá por telefone.

Após se identificar como fiscal da Vigilância Sanitária, ele informa que o estabelecimento está sendo investigado e, com a promessa de dar baixa na denúncia, solicita que o empresário informe um código que foi enviado por mensagem de texto.

Passando este dado, os criminosos podem retirar o acesso ao WhatsApp e aplicar golpes utilizando o nome do estabelecimento.

Para evitar que empresas sejam vítimas deste crime, a Vigilância Sanitária de Poços de Caldas informa que os fiscais não fazem contato telefônico para apurar denúncias e que este trabalho é realizado somente mediante vistoria presencial.

Desta forma, os comerciantes não devem fornecer dados empresariais por telefone ou mensagem via aplicativo.

A Santa Casa informou que recebemos nos últimos dias alerta de donos de comércio sobre um homem que rodou a cidade falando que era da Santa Casa, pedindo doações para setores do Hospital.

Em alguns lugares disse que era dinheiro para Hemodiálise, em outros disse que era para o Outubro Rosa. Com máscara no rosto, alegando falsamente que por ser da Santa Casa ele teria que usar máscara, talvez para não ter o rosto identificado, ele pediu doações de R$ 200 dizendo que era para ajudar o hospital e as marcas das lojas seriam divulgadas como doadores.

Não há ninguém autorizado a pedir dinheiro pelo hospital. “Nossas únicas ações de arrecadação de verba no momento são a Corrida da Santa Casa e as doações através da conta de luz”, completa o hospital.