Vereador critica qualidade da iluminação pública em Poços

Ricardo Sabino diz que mesmo ruas com iluminação sofrem com a escuridão

O vereador Ricardo Sabino (PSDB) é autor de pedido de informações sobre iluminação pública em Poços de Caldas.

Para o vereador, várias ruas sofrem com escuridão, mesmo sendo iluminadas, pois as lâmpadas não são suficientes, e a contribuição pública é paga todo mês.

“Iluminação eficiente traz segurança, uma rua bem iluminada coíbe a ação de qualquer pessoa que esteja mal intencionada. Os benefícios da iluminação são ainda maiores, pois, além da prevenção contra atos de violência, tem a segurança no caminhar, na acessibilidade, no desembarque do ônibus e no trânsito. Os municípios têm uma verba específica para não deixar ninguém no escuro. Todo mês na conta de luz vem a cobrança da contribuição de iluminação pública, que o morador tem que pagar”, argumenta.

DÚVIDAS
Diante da situação, o vereador quer saber se existe um projeto de iluminação pública executado exclusivamente para Poços de Caldas que contemple as particularidades de cada região ou rua.

Outra dúvida é saber qual o tipo de lâmpada é usada pela DME Distribuição para iluminar as ruas de Poços de Caldas. Sobre a taxa de iluminação pública, ele quer saber qual o valor arrecadado mensalmente.

A respeito do valor gasto com iluminação pública nos últimos seis meses, o vereador Ricardo Sabino pede detalhamento de todos os gastos, incluindo aquisição de materiais, pagamento a terceiros, projetos e melhorias.

UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS
Ele também quer saber como é feita a fiscalização dos valores arrecadados pela taxa de iluminação publica recebida e administrada pela DMED, quais os mecanismos foram usados para elaboração de valores cobrados na taxa de iluminação pública em Poços e ainda se a Prefeitura tem conhecimento de várias ruas com iluminação deficitária.