Velha caveira

O jornalista Daniel Souza Luz relembra mais uma passagem da sua adolescência em Poços

Na crônica Velha caveira, o jornalista Daniel Souza Luz relembra mais uma passagem da sua adolescência em Poços de Caldas, com skates e hqs.

Os shapes dos skates tinham caveiras, geralmente. O que elas me lembram é vida e não morte. Da grande aventura de ir para o centro da cidade sozinho, pela primeira vez, lá pelos idos de 1988. Não sozinho, mas junto com uma galera.

Sem meus pais, melhor dizendo. Um domingo à tarde rolava fugir pra lá, numa boa. Tinha um ponto de encontro do pessoal da escola, uma cafeteria que não existe mais, com as menininhas bonitinhas.

Elas nem nos notavam ou olhavam-nos com desdém. Encontrávamo-nos lá com nossos amigos skatistas da zona sul, de escolas públicas, que não pertenciam à bolha em que elas viviam. “Ollie air não pega mulher”; lembro da frase de um skatista da época, Celso Not Dead, em uma das revistas de skate que colecionava, a Yeah! ou a Overall.

Mas me sentia muito à vontade em meio a elas, também não me importava. Sentamos encostados a um muro. Não me lembro mais quem foi, mas alguém que estava na lanchonete levou uma revista em quadrinhos que adorei, a do Geraldão. Era melhor ainda do que a Mad.

Ainda me lembro do cheiro daquele papel-jornal, tinha aroma de anarquia. Cheiro de “Eu te odeio, Ronald Reagan”, título de uma música do Old Skull, banda de skate rock da época que só pude ouvir dez anos depois.

O Glauco, o Toninho Mendes, que editava a revista e várias outras revistas que ajudaram a moldar minha visão de mundo (Chiclete com Banana, Circo, Piratas do Tietê), os irmãos do Old Skull, que eram a cara do que aspirávamos à época, ou ao menos o que eu aspirava entre 1988 e 1990, nenhum deles está mais neste mundo. Mas ainda estão; tudo está; todos estamos.

* Daniel Souza Luz é jornalista e revisor. E-mail: danielsouzaluz@gmail.com