Vereador questiona presença de variantes em Poços de Caldas

Variantes do vírus começam a chegar em cidades da região

O vereador Lucas Arruda (Rede) assinou pedido de informações sobre a detecção de variantes da Covid-19 em Poços de Caldas.

Ele destaca que pelo menos três municípios no Sul de Minas divulgaram, no último fim de semana, um comunicado sobre a presença de variantes P1 da Covid-19, conhecida popularmente como “cepa de Manaus”.

Segundo o vereador, esses municípios enviaram amostras biológicas coletadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para análise, sendo confirmada a presença das variantes pela instituição.

continua depois da publicidade

“Poços de Caldas vem registrando números elevados de contaminação por Covid-19 e, no último mês, registrou pelo menos um óbito diário”, lembra o vereador. Diante da situação, o vereador questiona se Poços de Caldas tem feito o rastreamento de variantes e em caso positivo, como tem sido realizado. Em caso negativo, o vereador questiona por que não tem sido feito o rastreamento. Por fim, ele questiona se há dados coletados pelo Município.

VARIANTES
A Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) confirmou ontem, 25, a identificação de uma nova linhagem brasileira de coronavírus, a P4. De acordo com a SBV, a variante apresenta a mutação L452R na proteína S do SARS-CoV-2. Ainda não há informações se a nova linhagem é mais trans-missível ou mais letal que as demais.

Segundo a SBV, a nova variante tem circulado na região das cidades paulistas de Mococa, Caconde e Ita-pira (próximas da divisa com Minas Gerais) e também na região de Porto Ferreira, Descalvado, Itirapina, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Itapetininga, Iperó e Cesário Lange.