Vândalos invadem PSF e comprometem doses de vacinas

Sem energia elétrica, resfriamento das vacinas foi desligado


Um furto de fios elétricos foi registrado na madrugada de ontem, 12, na rede elétrica do PSF São Jorge, na Zona Oeste de Poços de Caldas.

Devido a falta de energia elétrica e consequente interrupção no resfriamento das vacinas, algumas doses de rotina foram retiradas do acondicionamento e levadas para análise na Superintendência Regional de Saúde. Esta análise laboratorial é um procedimento padrão nos casos de falta de refrigeração.

continua depois da publicidade

Com a análise será constatado se as doses devem ou não, ser descartadas. Foram retiradas do acondicionamento e serão analisadas 326 doses de vacina sendo oito de antitetânica, três de tríplice bacteriana, 21 de vacina tríplice acelular, cinco de febre amarela, 20 de hepatite A, 12 de hepatite B, 61 de HPV, 20 de meningocócia tipo C, 17 de meningocócia ACWY, 18 de difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite, 58 doses de sarampo, caxumba e rubéola, 45 de dupla viral, 15 de varicela, quatro de vírus com poliomelite inativado, duas de vacina oral poliomelite e 17 de rotavírus.

Vale destacar que no local, não há armazenamento de vacinas contra a Covid-19 e nem da In-fluenza (H1N1) e portanto, não houve nenhuma dose afetada.

SUSPENSÃO

A vacinação contra a Influenza estará suspensa no local, até que a energia elétrica seja reestabele-cida. Aos que precisam se vacinar, as demais salas de vacina estão imunizando contra a Influenza. O atendimento de rotina no local já foi retomado. Até o momento, nenhum suspeito foi localizado.