Vacinação contra o sarampo segue até o final de agosto

Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30


O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa.

Inicia com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares. A transmissão é viral e ocorre diretamente de pessoa a pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. A boa notícia é que ela pode ser prevenida por meio da imunização, com campanha que segue até o próximo dia 31. A estratégia que teve início em março/abril, é uma ação que visa a vacinação indiscriminada.

Independentemente se a pessoa já recebeu alguma dose desta vacina, estando na faixa etária dos 20 aos 49 anos, ela precisa ser vacinada novamente. Não há meta estipulada, por ser uma campanha indiscriminada. O público estimado é de 73 mil e 25 pessoas em Poços de Caldas.

Até o momento, 12.532 pessoas foram vacinadas no município. É fundamental se imunizar, porque o vírus do sarampo circula principalmente agora neste período do inverno.

CALENDÁRIO VACINAL
Precisam ser vacinadas todas as pessoas até os 49 anos que não tenham o registro da vacina contra o sarampo em suas carteiras de vacinação. Quem não tomou a vacina quando criança, até os 29 anos, deve receber duas doses da tríplice. Dos 30 aos 49 anos é recomendada dose única. 

No entanto, independentemente das doses já recebidas, esta campanha é uma chamada para que toda esta faixa etária dos 20 aos 49 anos receba mais uma dose. Além disso, profissionais de saúde também devem ser vacinados, independentemente da idade. Quem já teve sarampo não precisa tomar a vacina porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida. 

Em 2019, a Vigilância Epidemiológica notificou 56 casos de sarampo em Poços e três foram confirmados positivos. Em 2020, não houve notificação de sarampo no município, até o momento.