Poços inicia segunda fase da vacinação contra o H1N1

Mais 14 mil doses estarão disponíveis nas 17 salas de vacina do município

Nesta sexta-feira, a Prefeitura inicia a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Gripe H1N1. O município recebeu mais 14 mil doses, que estarão disponíveis nas 17 salas de vacina, no horário de 9h às 16h.

“Finalizamos, na semana passada, a primeira etapa, imunizando 15 mil pessoas. Agora, reafirmamos novamente a nossa estratégia de disponibilizar as vacinas à população, tão logo o município receba as doses. Assim, vamos oferecer as vacinas já nesta sexta-feira, antes mesmo do Dia D (sábado, 30), para garantir a imunização dos grupos prioritários”, explica a secretária de Saúde, Fátima Livorato.

Poços de Caldas optou por antecipar a campanha com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, já que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) começaram a ser notificados mais cedo em todo o país. Com as 14 mil doses que passam a ser aplicadas nesta sexta-feira, o município contabiliza 70% das doses.

DIA ‘D’
A campanha nacional de vacinação contra gripe será neste sábado, 27, no chamado dia D de mobilização. O público-alvo que receberá a vacina pela rede pública é composto por crianças que tenham mais de 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, quem tem 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, quem tem doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, como doença respiratória crônica, doenças cardíacas, renais, hepáticas ou neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

A escolha dos grupos prioritários é recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina imuniza contra três tipos da doença: A/H1N1, A//H3N2 e influenza B. Além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas, são algumas destas medidas.