Vacinação antirrábica continua em pontos fixos das zonas Sul e Oeste

Em Poços, mais de 18,5 mil animais foram vacinados

No sábado, 29, foi realizada a última etapa itinerante da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, na zona urbana.

Em nove pontos de atendimento da região central, foram 2.664 animais vacinados, sendo 2.310 cães e 354 gatos. Nos finais de semana anteriores, a ação passou pelas regiões sul, leste e oeste. Na zona rural, a vacinação foi feita durante três semanas, diretamente nas propriedades e foram imunizados 2.820 animais, sendo 2.263 cães e 557 gatos.

Em todo o município, já foram vacinados 18.577 animais: 16.117 cães e 2.460 gatos. Os números não incluem a vacinação nos dois pontos fixos: Hospital Veterinário da PUC e Associação de Amigos e Protetores dos Animais, na zona Sul, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h.

“Vamos manter essa vacinação nos dois pontos fixos, nas próximas duas semanas, para atender quem perdeu a campanha durante os últimos três finais de semana. Também iremos realizar uma manhã de vacinação na próxima sexta, no Córrego Dantas, para atender os animais daquela área e também de outras da zona rural, que porventura não tenham sido vacinados”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.

No Córrego D’Antas, a vacinação será na sexta, 5, das 9h às 12h, na unidade básica de saúde do bairro. Nos próximos dias, a equipe da Vigilância Ambiental também vai realizar a vacinação em domicílios cadastrados por determinadas condições, como: maior número de animais e proprietários com dificuldade de locomoção e portanto, impossibilitados de levar os bichinhos para a vacinação.

Na área urbana, 40 alunos, estudantes de Medicina Veterinária da PUC foram os vacinadores. Além da equipe da Universidade, por dia, 40 profissionais da secretaria de Saúde: agentes de endemias, técnicos de enfermagem e enfermeiros atuaram no apoio.

Os agentes de endemias foram os responsáveis pelo registro das estatísticas e os técnicos e enfermeiros tiveram a função de garantir a temperatura adequada das doses e prepará-las.