Distância e logística dificultam a utilização do Pórtico

Secretaria de Turismo admite que uso do equipamento é inviável no momento

A Prefeitura respondeu a um requerimento de autoria do vereador Claudiney Marques (PSDB) sobre a funcionalidade e uso do Pórtico localizado no Marco Divisório, em de Poços de Caldas.

A Secretaria Municipal de Turismo, responsável pelas respostas, disse que apesar do Pórtico ser um equipamento importante para receber os turistas, existe dificuldade com a logística do local, uma vez que ele está localizado em uma área muito distante da cidade.

continua depois da publicidade

A Secretaria de Turismo afirma que chegou a criar, em diversos momentos, escala de funcionamento do local aos finais de semana com servidores da própria Secretaria, mas a escassez de servidores, a inviabilidade no translado deles de forma rotineira, aliado à necessidade de contenção de horas extras e o fato do local ser isolado e com pouco movimento de pessoas, fez com que o funcionamento regular do pórtico fosse suspenso.

“Ademais, o fato da passagem de veículos pelo equipamento ser optativo, faz com que um reduzido número de pessoas utilizem o serviço. Para que os veículos passem por dentro do pórtico é necessário buscar parcerias com a Polícia Militar ou Guarda Municipal, para que façam o desvio controlado do trânsito e isso depende da disponibilidade de efetivo, que é pouco, como é de conhecimento de todos”, afirma.

Para a Secretaria Municipal de Turismo, todos estes fatores inviabilizam também a realização de blitz receptiva mais vezes ao longo do ano.

continua depois da publicidade

UTILIZAÇÃO POR TERCEIROS
De acordo com os esclarecimentos prestados pela Secretaria Municipal de Turismo, caso haja o interesse por parte de instituições ligadas ao turismo em utilizar o Pórtico, é possível firmar parceria, seguindo os trâmites legais e sem divulgação de empresas privadas, no caso de cessão não onerosa.

Em momentos anteriores o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Poços de Caldas firmou parceria com a Secretaria Municipal de Turismo para utilização do espaço, com fornecimento de informações turísticas aos visitantes.

No entanto, após o encerramento do termo de parceria, a entidade não manifestou interesse em dar continuidade ao trabalho.