Prefeitura nega que crianças não estejam sendo atendidas na UBS São Jorge

Vereadores apontaram que usuários não estavam conseguindo atendimento

Pedido de informações sobre o atendimento de pediatra na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Jorge, na Zona Oeste de Poços de Caldas, foi assinado pelos vereadores Tiago Braz (Rede) e Lucas Arruda (Rede).

Foi relatado aos vereadores que muitos usuários da UBS São Jorge não estão conseguindo agendar atendimento com pediatra, situação que se agrava, visto que mães relatam que a triagem não contempla crianças maiores de 12 anos.

continua depois da publicidade

Os vereadores querem saber como é realizada a triagem para o atendimento de crianças na UBS São Jorge e se o pediatra atende crianças até qual idade.

Outra dúvida é saber quantos dias na semana o médico pediatra atende, quantas consultas são realizadas por dia e quantas crianças estão em fila de espera para o atendimento.

Os vereadores também questionam quais regiões da cidade são atendidas na UBS São Jorge e quais regiões da cidade recebem atendimento de pediatra na unidade.

O QUE DIZ A PREFEITURA
Sobre o atendimento de pediatria da UBS São Jorge, a Prefeitura esclareceu que o atendimento é diário, sendo realizado por dois pediatras: Milva Araujo Zinconi Volponi, que atende às segundas, quartas e quintas, de 8h ao meio-dia, totalizando de 30 atendimentos semanais de crianças de até 11 anos, 12 meses e 29 dias; e Marcelo Rodrigues Hoff, que atende às segundas, terças e sextas, no total de 26 atendimentos/semana de crianças de até 12 anos, 11 meses e 29 dias.

Segundo a Prefeitura, a unidade atende “demanda espontânea”, que consiste em atendimentos prioritários, não emergênciais (como febre, vômitos, falta de ar, crise de bronquite, crise asmática, refluxo, diarreia, quadro de virose, alergia e dermatites de início súbito), entre outros.

continua depois da publicidade

A Prefeitura reforça que não existe fila de espera e todas as crianças são agendadas conforme disponibilidade da agenda. O agendamento não é superior a cinco dias, em caso de rotina.

“Em caso extremo e raro, onde todas as vagas de pediatria estiverem lotadas, é agendado com o médico da Estratégia de Saúde da Família. Se caso de urgência/emergência, estes são encaminhados à UPA, serviço especializado em Urgências médicas. Nenhuma criança deixa de ser atendida por um profissional médico nesta unidade”, completa a Prefeitura.