Uso de máscara em locais fechados volta a ser obrigatório

Obrigatoriedade volta a valer a partir desta segunda-feira

Na tarde de sexta-feira, 10, o Comitê Covid-19 publicou uma nova resolução que determina que a partir de segunda-feira, 13, torna-se obrigatório em Poços de Caldas o uso de máscara de proteção individual em ambientes coletivos, total ou parcialmente fechados, transporte público e transporte escolar.

Considera-se ambientes coletivos, total ou parcialmente fechados, aqueles que, sendo de acesso ao público e no qual permaneçam mais de duas pessoas simultânea, possui estrutura total ou parcialmente fechada por teto, toldo, telhado ou similar, de forma permanente ou parcial.

continua depois da publicidade

O uso de máscara de proteção individual, cobrindo boca e nariz, em ambientes abertos continua sendo recomendado, especialmente para idosos, indivíduos que possuam comorbidades ou doenças imunossuprimidas ou que não estejam com o esquema vacinal completo, cabendo a cada pessoa ou responsável legal, dispor sobre a sua utilização.

Pessoas com sintomas gripais, também devem manter a utilização de máscara tanto em locais fechados, quanto abertos.

EMPRESAS
O Comitê ressalta que as empresas poderão redigir normativas próprias a respeito do uso de máscara em ambientes abertos, cabendo a empresa a fiscalização.

continua depois da publicidade

Os estabelecimentos comerciais, empresas e instituições públicas ou privadas deverão incentivar e promover o cumprimento da resolução, realizando a fixação de cartazes informando a obrigatoriedade da máscara.

A Vigilância Epidemiológica junto ao Comitê Covid-19 segue monitorando os indicadores epidemiológicos na cidade.