Em dois anos, UPA teve mais de 846 mil procedimentos

Unidade completou dois anos de atividades em Poços

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) completou dois anos de funcionamento na sexta-feira, 29. A unidade de saúde, que fica no bairro José Carlos, na Zona Leste de Poços de Caldas, realiza cerca de 500 atendimentos por dia.

A UPA funciona 24 horas por dia e é equipada com salas de urgência e emergência, isolamento e de raio-X, e três enfermarias com quatro leitos cada.

No local, funciona também ortopedia e gesso, assistência social, consultórios, salas de classificação de risco, para medicação e inalação.

A unidade conta, ainda, com equipamentos de última geração para o atendimento de urgência e emergência. Em dois anos, foram realizadas 278.620 consultas, 846.300 procedimentos de enfermagem e 7.962 sessões de fisioterapia.

URGÊNCIAS
A UPA resolve grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.