UBSs vão priorizar atendimento de síndromes gripais

Demais consultas serão realizadas apenas por agendamento

Devido ao aumento dos casos de síndromes gripais nos últimos dias, as Unidades Básicas de Saúde em Poços de Caldas passarão por mudanças para ampliar os locais de atendimento aos pacientes.

A coordenadora da Atenção Básica, Camila Ferreira Bacelar Donato deu mais detalhes sobre o motivo da alteração.

continua depois da publicidade

“Neste momento em que houve um aumento exponencial nos casos positivos de Covid-19 na cidade, a prioridade é dar assistência aos pacientes com sintomas de síndromes gripais. Por esse motivo, estamos alterando o funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde, será algo temporário e em breve voltaremos com o funcionamento normal”, disse a coordenadora da Atenção Básica, Camila Ferreira Bacelar Donato.

A partir desta segunda-feira, 17, nas UBSs, os atendimentos de síndromes gripais serão por livre demanda, mas as demais consultas serão agendadas por horário. Veja como será o funcionamento:

CONSULTAS
•Os atendimentos de síndromes gripais serão por livre demanda.
•As demais consultas serão agendadas por horário.
•Antes de ir a unidade tente o contato por telefone ou por WhatsApp, se houver necessidade, o agendamento de consulta será realizado.

O QUE SERÁ LIMITADO
•As consultas serão limitadas a esse grupo prioritário: hipertensos, diabéticos, gestantes de alto risco, crianças e pacientes com queixas agudas (diarreia, febre, etc).

O QUE ESTARÁ SUSPENSO
•Grupos e atividades coletivas;
•Coletas de exames laboratoriais de rotina. Para casos em que o médico classifique como urgência e em casos de exames pré-operatórios, a coleta será realizada no laboratório da Policlínica Central.

EXAMES PREVENTIVOS
•Os exames preventivos estarão suspensos, serão realizados apenas em casos específicos, como mulheres que estejam com sintomas ginecológicos, ou tenham histórico de HPV ou outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)

PRESENÇA DE ACOMPANHANTES
•Com a intenção de conter a propagação da Covid-19, a presença de acompanhantes estará suspensa. Só serão permitidas e recomendadas acompanhantes para pacientes menores de 18 anos ou acima de 60 anos.