Tremor de terra em Poços é o sétimo na história

Segunda a Unb, abalo sísmico foi de 2,2 graus de magnitude

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou na noite desta de ontem, 17, o registro de um tremor de terra em Poços de Caldas de magnitude 2,2.

O tremor de terra em Poços teria ocorrido por volta de 18h30, de acordo com relatos de usuários de redes sociais. Muitos dos relatos apontam que o tremor se pareceu com um trovão. O tremor teria ocorrido na Zona Sul da cidade, em ponto atrás da rodovia do Contorno, próximo ao Marco Divisório.

Bairros mais próximos da região, como o Jardim Quisisana, também tiveram relatos de moradores que sentiram o tremor. Na Zona Oeste, também existem relatos de que o tremor também foi sentido até no Córrego D’Antas. Apesar do susto, o tremor não registrou danos.

Em janeiro de 2017, um outro tremor de terra foi confirmado em Poços de Caldas, com magnitude 3,2. Na época, o tremor foi sentido em 20 bairros.

HISTÓRICO
Contando com o tremor de ontem, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, ao longo do tempo, sete vezes já foram registrados tremores de terra em Poços de Caldas. O primeiro foi em 20 de outubro de 1882, com magnitude de 3 graus.

O segundo, foi registrado em 29 de junho de 1947, mas não houve registro na escala Richter. Depois, em 27 de fevereiro de 1950, o tremor mais forte já registrado na cidade: 3,9 graus. O quarto aconteceu em 12 de julho de 1994, registrando 2,2 graus. O quinto caso aconteceu em 10 de fevereiro de 1995, e foi praticamente da mesma intensidade: 2,1 graus.

O que se percebe é que a maioria dos registros aconteceram, ao longo da história, entre os meses de janeiro e fevereiro (quatro casos). Julho e outubro foram os outros meses em que houve o registro.