Governo federal assina cessão de linha férrea a Poços

Termo de cessão foi assinado em Brasília pelo prefeito

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT) assinou na semana passada, em Brasília, termo de cessão de uso gratuito referente à linha férrea de Poços de Caldas, um passo importante na volta do trem turístico à estância.

O trecho é compreendido entre a antiga Estação Ferroviária de Poços de Caldas e a Estação Ferroviária de Bauxita. Pelo documento, o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cede oficialmente a linha férrea para a gestão do município.

O contrato tem vigência de 20 anos, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos. Agora, a Prefeitura está autorizada a realizar obras de benfeitoria, com o objetivo de implementar o projeto do sistema viário e para a execução das urbanizações necessárias. Desde o início da administração, o município busca recursos para viabilizar a reativação do trem turístico em Poços de Caldas.

“Primeiramente, o Secretário de Governo de Minas, Odair Cunha (PT), entendeu a necessidade do projeto e o encaminhou para o governador Fernando Pimentel, que anunciou, durante o Fórum Regional de Governo – Território Sul, em Pouso Alegre, a destinação de recursos para a implantação do trem turístico. Agora, o projeto foi entregue à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e está sob avaliação da Codemig”, destaca o prefeito.

RELEVÂNCIA
Para Eloísio, o projeto de reativação do trem é de grande relevância para o fomento do turismo no município e vai contribuir também para o resgate da memória e da preservação do patrimônio histórico. “Agora, com o termo de cessão da área ao município, damos mais um passo importante para a concretização”, completa. O município já contratou estudo de viabilidade técnica. Pelo projeto, a estrada férrea terá nove quilômetros de extensão, da Estação Mogyana até a Estação Bauxita.