Deputado sugere que Poços use tratamento precoce contra Covid

Bruno Engler pediu que prefeito use a terapia, que não tem comprovação científica


O deputado estadual Bruno Engler (PRTB) enviou ofício ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) na quinta-feira, 18, onde sugere que Poços de Caldas adote o tratamento precoce contra a Covid-19.

“É preciso adotar, além das medidas de prevenção à Covid-19, protocolos eficientes de tratamento precoce nos pacientes contaminados por esse vírus. Isso evitaria a superlotação dos leitos e tornaria o tratamento da Covid-19 mais barato, além, é claro, de salvar vidas. Há, no Brasil, um crescente grupo de médicos e de especialistas que defendem o uso de alguns medicamentos na fase inicial da doença. A fim de se evitar o aprofundamento desta crise econômica e de saúde pública, solicito juntamente com sua equipe de saúde, o estudo da possibilidade de seu município aderir ao Protocolo contra a Covid-19”, sugere.

continua depois da publicidade

Esse protocolo consiste na utilização da combinação dos fármacos Ivermectina, Azitromicina, Vitamina D3, Dexametasona e Zinco Quelado (protocolo para adultos, exceto gestantes, e apenas os três primeiros para o protocolo pediátrico), logo após a confirmação positiva para a Covid-19 em pacientes graves e não graves, com a autorização do paciente ou de seus familiares.

O deputado diz ainda que essa terapia combinada é utilizada, com êxito, em São Lourenço, “sobretudo na rede pública de saúde”.

No entanto, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai investigar o tratamento precoce contra a Covid-19 que está sendo utilizado em São Lourenço, já que não há comprovação científica de sua eficácia.