Todas as cidades de Minas entrarão na onda roxa

Medida mais restritiva terá validade por 15 dias


O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, na noite desta segunda-feira, 15, que a partir desta quarta-feira, 17, todas as regiões de Minas Gerais entrarão na onda roxa, para conter a disseminação da Covid-19.

A princípio, a medida terá validade por 15 dias. A decisão foi comunicada durante reunião com prefeitos e representantes de consórcios municipais de saúde, em que foi relatado o agravamento da situação em todas as macrorregiões do Estado.

Zema afirmou que a situação atual é a mais grave desde o início da pandemia, em que os hospitais estão no limite de leitos disponíveis e muitas pessoas não estão respeitando as medidas de isolamento.

continua depois da publicidade

“É uma medida dura, mas extremamente necessária neste momento para evitar um cenário pior do que já esta-mos vivendo. Faço um apelo a todos os mineiros: precisamos manter as medidas de proteção e distanciamento social. Por favor, respeite e colabore para que possamos vencer essa guerra”, afirmou.

A decisão de estender a onda roxa para todo o Estado foi tomada, segundo o governador, após ouvir os especialistas em saúde e o comitê de enfrentamento à Covid-19, sobre a necessidade de adotar medidas mais restritivas e obrigatórias.

“As filas nos hospitais só têm aumentado. Sabemos que a solução definitiva para esse cenário é a vacinação. Ela está mais rápida, mas ainda é insuficiente para garantir a queda na busca por atendimento médico”, disse Zema aos prefeitos. Os prefeitos que participaram da reunião manifestaram apoio à decisão anunciada pelo governador.