Corinthians, São Paulo e Flamengo são os times preferidos em Poços

Clubes são os mais curtidos por usuários do Facebook na cidade

Pelo segundo ano, GloboEsporte.com e Facebook revelam os clubes mais curtidos em todos os cantos do país. Time a time, cidade a cidade, a plataforma oferece a possibilidade de navegar pelo mapa e observar como se distribui o apoio virtual do torcedor brasileiro.

Pelo mapa, é possível analisar apenas um ou até dois times mais curtidos, dentre vários clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro. Assim, ao destacar até dois clubes, a plataforma oferece a chance de conhecer quem são os protagonistas em cada região do Brasil. Mais uma vez, Flamengo e Corinthians polarizam a disputa.

No total, dos 5.570 municípios do Brasil, o Flamengo possui mais curtidas do que o Corinthians em 2.914 cidades (52%) e menos curtidas em 2.646. Em 10 casos existem empates entre as equipes. Enquanto as curtidas do Flamengo se distribuem por todos os cantos do país, chegando a ter mais de 25% do total de curtidas em pelo menos 17 Estados, o Corinthians se mostra também forte, mas de uma forma mais regionalizada, concentrando a maioria das curtidas em São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

POÇOS DE CALDAS
times preferidos em Poços - Jornal da CidadeEm Minas Gerais, o predomínio é de Atlético e Cruzeiro, mas dentre os Estados com mais força no cenário nacional, é onde existe maior distribuição de forças, considerando outras potências nacionais. Entre as curtidas de usuários do Facebook que declaram Poços de Caldas como cidade de origem, o Corinthians lidera, com 12.356 fãs.

O São Paulo vem a seguir, com 6.990 curtidas. O Flamengo é o terceiro, com 4.603. O Palmeiras fica em quarto, com 3.888. O Cruzeiro aparece em quinto, com 3.401, e o Atlético em sétimo, com 2.320. No total, 61 clubes tem curtidas a partir de usuários de Poços de Caldas.

Chama a atenção a posição da Chapecoense no ranking local, em oitavo lugar, com 1.966 curtidas, estando a frente de times tradicionais como Vasco, Botafogo, Grêmio, Fluminense e Internacional. Considerando a Microrregião de Poços de Caldas, que inclui a estância e outras cidades no entorno, o Corinthians tem 31,2% das curtidas, seguido de São Paulo (16,6%), Palmeiras (10,3%) e Flamengo (8,9%).

Em grande parte de cidades do Sul de Minas, por exemplo, se observa que os quatro primeiros colocados na maioria das vez são Corinthians, São Paulo, Flamengo e Palmeiras, com variações de colocação entre eles. Atlético e Cruzeiro não possuem uma penetração tão expressiva na região, apesar de também figurarem em algumas situações entre os quatro primeiros colocados.