Prefeitura anuncia que pretende fazer terceirização do Teleférico

Queda de peça de acrílico da cabine adiantou o anúncio do projeto

A Prefeitura informou ontem que está avaliando a causa da queda da peça de acrílico de uma das cabines do Teleférico, em Poços de Caldas. Ela também informou que pode fazer a terceirização do Teleférico.

Segundo a Prefeitura, o incidente foi um problema pontual. Em uma avaliação inicial, a Prefeitura considerou que o que pode ter acontecido é um ressecamento da borracha que envolve a peça. Na segunda-feira, 17, após o incidente, a Secretaria Municipal de Turismo já havia apontado que o problema poderia ter sido causado pela borracha ressecada.

A Prefeitura assegurou que a manutenção é feita constantemente nas 16 cabines que circulam. No total, são 26 cabines, mas 10 estão fora de circulação. A última revitalização das cabines aconteceu em 2015, quando foram colocados novos estofamentos e trocados os vidros de acrílico.

Ontem, como a atração não funciona, os funcionários se dedicaram à manutenção do sistema. Como se trata de um sistema antigo, a Secretaria Municipal de Turismo pretende, em breve, a terceirização do Teleférico, a fim de que a atração turística possa ser modernizada.

O CASO
O pedaço de vidro acrílico de uma cabine do Teleférico se soltou ontem, 17, durante uma viagem e caiu no meio da rua Mato Grosso, na área central, provocando um grande susto.

Segundo a pessoa que fez a foto e postou nas redes sociais, o pedaço de vidro acrílico quase o atingiu. Construído em 1974, o Teleférico taem percurso de 1.500 metros e desembarca em uma estação no alto da serra de São Domingos, a cerca de 1.600 metros de altitude.

Assim como ocorre com milhares de locais, o Teleférico também é avaliado pelos visitantes no Google. Em uma pesquisa, é possível descobrir que conta com nota média de 4,3 (considerando o máximo de cinco) e 158 avaliações.

OPINIÕES
Mesmo com a maioria de avaliações positivas, é possível ver uma série de observações relevantes por parte dos usuários, que podem ser importantes para tentar readequar o serviço, especialmente quanto à necessidade de manutenção nas cabines.

“Seria bem interessante que os bondinhos tivessem uma alça para nos segurarmos, pois a sensação de estar soltos, mesmo estando sentados, é apavorante. Quando o medo passa um pouquinho, a vista é maravilhosa”, diz Diziane Silva, que deu nota quatro. Uma das reclamações mais recorrentes é quanto à estrutura.

“A estrutura onde é feito o desembarque é pobre, sem atrativos, só aceitam pagamento em dinheiro. A vista é bonita”, relata Luciene Pascoal, que deu nota três. Na mesma linha, foi o comentário de Adriana Gallo, que deu nota um.

“Está em péssimo estado de conservação, não tem cinto de segurança, a porta não se fecha totalmente, precário. Só não desci a pé pois não existe como. Não recomendo a ninguém andar nisso aí. Acredito que nem manutenção tenha, pois dentro deles os bancos todos com ferrugem e ferros que machucam a perna. Preço exorbitante, principalmente pela total falta de segurança”, reclamou.

Outra reclamação relevante é de Hércules Justino, que deu nota dois. “Grande espera, serviço sem treinamento, manutenção eequipamento péssimos”, disse.

O que é praticamente consenso em relação ao Teleférico é que a vista do alto da serra de São Domingos é maravilhosa. Mas a estrutura deixa a desejar, bem como a falta de atrativos quando o visitante chega no alto da serra, o que reforça o projeto de terceirização do Teleférico. As obras de revitalização no alto do complexo, que transformariam o antigo restaurante em um laboratório científico, bem como a reativação do Observatório Astronômico, ainda não foram concluídos.