Suspensão do transporte escolar preocupa comissão

A suspensão do transporte escolar em quatro conjuntos habitacionais de Montes Claros (Norte de Minas) é tema de audiência da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será na sexta-feira (8/11/19), às 19 horas, na Câmara Municipal de Montes Claros.

Segundo o gabinete do deputado Zé Reis (PSD), que requereu a audiência, o problema atinge cerca de 1,2 mil estudantes que moram nos conjuntos habitacionais Minas Gerais e Monte Sião I, II e IV. Eles são alunos das escolas estaduais Américo Martins, Professora Dilma Quadros e Professora Helena Prates. A suspensão ocorre desde fevereiro deste ano.

A situação obriga os alunos a percorrerem quilômetros para estudar, causando inclusive a evasão escolar. São famílias carentes, que não têm como arcar com o transporte dos estudantes sem a ajuda do poder público.

O transporte era oferecido pela prefeitura até o ano passado, como forma de convencer as pessoas a se mudarem para esses conjuntos, que não contam com escolas próximas.

 “O acesso à educação é um direito inalienável das nossas crianças e jovens e não pode ser negligenciado. Espero que o Estado cumpra com sua obrigação, estamos empenhados em encontrar uma solução”, afirma o deputado Zé Reis.

Convidados – Foram convidados a participar da audiência, entre outros, a secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna, e o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto.

Consulte a pauta da reunião.