Prefeitura retoma pesquisa sobre subnotificação de Covid-19

Os agentes são uniformizados, com camiseta e colete, paramentados com jalecos descartáveis e crachá de identificação

Têm início neste mês a quarta etapa da pesquisa sobre subnotificação de Covid-19 em Poços de Caldas.

A pesquisa foi necessária devido mudança drástica no quadro epidemiológico No município e busca informações sobre a população assintomática, mas que já foi exposta ao vírus da Covid-19.

A pesquisa inclui aplicação de questionário e realização de testes, e tem como objetivo geral, averiguar a situação epidemiológica atual das pessoas assintomáticas, de forma a subsidiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no planejamento e tomada de decisões em relação aos fluxos assistenciais, flexibilização das restrições das atividades comerciais e planejamento de ações de saúde pública durante a pandemia.

continua depois da publicidade

Os agentes são uniformizados, com camiseta e colete, paramentados com jalecos descartáveis e crachá de identificação e já foram submetidos ao exame e testaram negativo para a Covid-19.

“Nesta etapa, além de toda a paramentação, os profissionais de saúde além de testados, estão vacinados. Aumentando ainda mais a segurança da pesquisa”, destacou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB).

Após responder às perguntas que fazem parte do questionário, o morador recebe a visita de outra equipe, composta por duas enfermeiras, para realização da coleta do sangue para exame laboratorial que vai dizer se esta pessoa já teve ou não, contato com o vírus da Covid-19.

A coleta dos dados é feita em maiores de 18 anos que forem convidados e aceitarem participar da pesquisa. A participação no estudo é voluntária e todos os custos da pesquisa são financiados pela Prefeitura.

Não está prevista a remuneração dos participantes. Todas as entrevistas e todos os exames são coletados nas residências, seguindo rigorosamente as disposições da Vigilância Sanitária, de forma a preservar a integridade dos profissionais e participantes.

continua depois da publicidade

As amostras são identificadas e armazenadas, para posterior análise no Laboratório da Policlínica Central. Os participantes receberão os resultados nas unidades básicas de saúde de referência.

Todas as etapas desta nova fase da pesquisa, seguirão rigorosamente as disposições da Vigilância Sanitária, de forma a preservar a integridade dos profissionais e participantes. Quem testar positivo é orientado pela equipe da Secretaria de Saúde a cumprir o isolamento domiciliar, com a assistência devida disponibilizada.

Para confirmar a identificação dos profissionais envolvidos na pesquisa, há dois telefones de contato: 3697-5316 e 3697-5920.

RESULTADOS ANTERIORES
Foram testadas ao todo, 1.222 pessoas. Na etapa 1, foram 412 participantes e nove testes positivos, o equivalente a 2,2% da amostra.

Na etapa 2, foram 395 pessoas e 13 participantes com resultados positivos, o que equivale a 3,3% do total. E na terceira e última etapa, foram ao todo, 415 pessoas e 22 participantes com testes positivos, o equivalente a 5,3% da respectiva amostra.