Sobre o retorno às aulas presenciais

É fato que todos os educadores querem voltar às escolas. Ao contrário do que tem sido disseminado nas redes, os professores não pararam de trabalhar um dia sequer e foram a peça principal nesse cenário de ensino remoto, sem qualquer tipo de apoio por parte da prefeitura.

Apesar de muitos acharem que a culpa é dos professores que a escola tenha ficado fechada por tanto tempo, é importante responsabilizar quem de fato merece. Não tivemos escolha nem para o início do ensino remoto e agora nem para o retorno às aulas presenciais.

continua depois da publicidade

Já estamos completando quase um ano e meio de suspensão das aulas presenciais e percebemos que a prefeitura pouco ou nada se mobilizou para garantir que as escolas estivessem prontas para o retorno.

É inadmissível que a poucas semanas do início das aulas presenciais ainda tenhamos escolas que não estejam em condições de segurança adequada. São muitos reparos e reformas a serem feitos e só consigo me perguntar: por que não fizeram isso antes? Já é notório que em governos de direita o diálogo não é prática frequente.

A falta de comunicação entre o executivo e os principais envolvidos na educação do município é gritante. O Conselho Municipal de Educação não é respeitado. Os gestores das unidades não são respeitados. Os trabalhadores em educação não são respeitados.

continua depois da publicidade

Todas as informações nos chegam através de entrevistas confusas, boatos ou resoluções e portarias publicadas. Não há escuta, não há acolhimento, não há preparação. Um belo dia acordamos e descobrimos como as coisas serão. É vergonhoso.

Além disso, os profissionais não terão EPI’s e nem treinamento adequados, o que poderá gerar processos e custos muito maiores à prefeitura. Como se já não bastasse, querem fazer com que as pessoas acreditem que todos os profissionais estão imunizados, quando na verdade a maioria só tomou a primeira dose da vacina.

Portanto, se querem culpar alguém pelo tempo em que as escolas estiveram sem aulas presenciais, culpem o prefeito que não pensou em políticas públicas para desacelerar a contaminação.

Culpem o desgoverno federal que atrasou (por propina) a vacinação de toda a população. Respeitem as professoras e professores, pois se não fossem pelo trabalho delas e deles o caos seria muito maior.

* Greice Kelly Alves é supervisora pedagógica da rede municipal de ensino em Poços de Caldas