Sistema construtivo Steel Frame cresce no Brasil

continua depois da publicidade

O Steel Frame consiste em um sistema de construção a seco de alta resistência que é construído com materiais industrializados, podendo utilizar menos que a metade do tempo de uma obra convencional.

Trata-se de uma construção modular que utiliza perfis (montantes e guias) de aço galvanizado de alta resistência, podendo usar também vigas e aços mais pesados como estrutura da edificação.

A obra é calculada conforme cargas previstas, assim é possível determinar quais os tipos de perfis e quais modulações utilizar no projeto tornando a obra mais leve com menos colunas e sem desperdício de material.

No Brasil, a técnica construtiva tem se popularizado e apresenta crescimento nos últimos anos. De acordo com um estudo, elaborado pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), houve um crescimento significativo no setor.

Para Moisés Amâncio, diretor da empresa Amâncio Construtora Inteligente, q que é especializada em construção em Steel Frame e atua há mais de 10 anos no mercado, a eficiência deste sistema com alto nível tecnológico é projetada para atender rigorosos padrões de segurança.

“Esse método já é mundialmente conhecido, utilizado há mais de 100 anos nos países de primeiro mundo, como resposta a necessidade de expansão demográfica, agilidade e sustentabilidade. Países como Estados Unidos, Austrália, Japão, Inglaterra e Portugal e muitos outros da Europa”, afirma.

Nos EUA, de acordo com levantamento da ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica), são feitas mais de 500 mil casas de Steel Frame anualmente.

continua depois da publicidade

Tempo de construção e previsão orçamentária
A construção civil pode ter questões relacionadas à imprevisibilidade de conclusão e orçamento. O diretor afirma que um dos principais diferenciais da utilização do Steel Frame é o tempo e previsibilidade.

“Há como finalizar uma obra até 3x mais rápido que o prazo convencional. Além disso, a durabilidade, manutenção, facilitação de gestão da obra, sustentabilidade e a precisão orçamentaria são pontos para considerar, com o Steel Frame eu sei exatamente quanto cada obra vai custar, evitando dos meus clientes serem surpreendidos no final do seu empreendimento”, explica Moisés.

Aumento da demanda
O diretor da Amâncio Construtora Inteligente afirma que o mercado brasileiro deve estar preparado para o aumento da demanda nos próximos anos.

No último ano, segundo relatórios internos, a empresa teve um aumento de mais de 300% comparado aos outros anos.

“O Light Steel Frame está crescendo muito na construção civil no Brasil, o sistema busca garantir um processo de industrialização, tecnologia e sustentabilidade; a minha demanda aumentou consideravelmente”.