Maior manifestação da história da Educação é prevista para hoje

Profissionais das redes municipal e estadual sairão às ruas para manifestação

Centenas de profissionais das redes municipal e estadual de ensino saem às ruas da cidade hoje, 17 para uma manifestação que deve ser o maior de todos já registrado na história da educação no município.

A concentração acontece a partir das 14h na Urca. Logo em seguida, às 15h, os trabalhadores saem em passeata pelas principais vias do Centro. Acompanhando o Movimento Nacional pela Educação, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv), e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte), se uniram e mobilizam os educadores desde terça-feira, 15.

ASSEMBLEIAS
Durante estes três dias de mobilização, muitos professores substituíram a sala de aula por assembleias, palestras e extensa discussão sobre o atual cenário da Educação no país. O motivo de tanta insatisfação dos professores, tanto da rede municipal, quanto estadual, é o descumprimento da lei federal 11.738/2008, que estipula piso salarial e garante 1/3 da jornada extraclasse, o que não acontece. De acordo com a presidente em exercício do Sindserv, Fabiana Gimenes, os professores exigem o cumprimento integral da lei.

“O município paga valor proporcional a 20 horas trabalhadas. Com a virada do ano e aumento do piso salarial, os professores de Poços não estão recebendo nem a proporcionalidade mais. Por isso e muitos outros motivos, consideramos a greve legítima, e não abusiva, como vem sendo declarada pelo administração”, diz.

A decisão em favor da greve foi tomada pelos próprios servidores durante assembleia realizada na última semana, na Urca. Poços conta hoje com 25 escolas municipais e cerca de 50 centros de educação infantil. Mais de 1.600 professores se dedicam para que toda esta rede funcione.

ADESÃO
No primeiro dia, 30% aderiram à mobilização. Para hoje, a expectativa é que de 50% a 70% dos profissionais participem do movimento. A passeata sairá da Urca em direção à Superintendência Regional de Ensino, na rua Marechal Deodoro e, em seguida, para a porta da Prefeitura. Todo o trajeto será acompanhado pela Polícia Militar.