Saúde esvazia fila de espera para exame de ecocardiograma transtorácico

Mais um procedimento com alta demanda teve a fila esvaziada

Mais um procedimento com demanda que gerava a espera de meses para os pacientes, teve a fila esvaziada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Desde maio até outubro, foram agendados cerca de 1.500 exames de ecocardiograma transtorácico, solicitados por cardiologistas que atendem nos núcleos de especialidade. Antes deste mutirão, eram oferecidos 50 exames mês, número insuficiente para atender a demanda que foi se acumulando ao longo do tempo.

Com a oferta de exames extras, todos os pacientes que estavam na fila de espera puderam ser chamados e ainda assim, alguns não compareceram. “Temos uma pasta com autorizações de pacientes que foram contatados, confirmaram presença mas não compareceram até à secretaria de Saúde para buscar este documento e realizar o exame”, comentou Marcelo Ferreira Braga, administrador do SISREG – Sistema de Regulação.

Esta dificuldade em localizar pacientes para a confirmação de procedimentos agendados é uma rotina que faz parte do dia a dia de quem trabalha na central de marcações. “São pacientes que não atendem o telefone ou que não são mais localizados nos números de telefone fornecidos. Para evitar isso, é muito importante manter o cadastro do Cartão SUS sempre atualizado”, alertou Luane Rodrigues Taráboli, também administradora do SISREG.

O secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, lembra do compromisso desta gestão, de esvaziar filas de espera, a exemplo do que já foi feito com outros atendimentos. “Primeiro, zeramos a longa fila de espera pelas cirurgias de catarata e ampliamos também a oferta de exames de ultrassom para agilizar o atendimento.

Mais recentemente, concluímos o atendimento dos pacientes que aguardavam por uma consulta oftalmológica e agora atingimos mais este resultado positivo, que é o atendimento dos pacientes que necessitam fazer ecocardiograma transtorácico.

Estamos trabalhando constantemente para eliminar outras filas. Registro um agradecimento especial a nossa equipe, pelo empenho nestas ações e peço mais uma vez, a colaboração da população, no sentido de manter os dados de contato em dia e de não faltar aos procedimentos agendados”.

Para verificar as informações cadastradas no Cartão SUS, os pacientes devem procurar a unidade básica de saúde de atendimento. É importante levar documentos pessoais e comprovante de endereço.