São João está chegando e anima economia das cidades

Cidades pequenas, com fama de São João animado, dobram ou triplicam de tamanho

Quem gosta de folia, já pode ir preparando o corpo para o arrasta pé. As festas juninas, que movimentam a sociedade e a economia brasileira de um jeito que só pode ser comparado ao carnaval, estão chegando.

Daqui a um mês, o Brasil será sacudido por inúmeros festejos – alguns com duração de 30 dias – nas cidades mais tradicionais do nordeste do país.

ORIGEM
Pode parecer impossível, mas tem gente que não sabe exatamente a origem dos folguedos que comemoram o nascimento dos santos católicos: São Pedro, São João e Santo Antônio. Tudo começou em um tempo onde não havia ainda a presença de Jesus ou da igreja nas comemorações.

São João - Jornal da Cidade
Quadrilhas são uma das grandes atrações

As fogueiras, algo tão tradicional na folia, eram utilizadas para saudar o solstício do verão, justamente na metade do ano, quando as colheitas terminavam. As festas pagãs comemoravam a fertilidade da terra e tinham danças, comidas e bebidas especiais.

A França, de onde veio a quadrilha – inspirada em diversos passos de uma dança conhecida como minueto, vários nomes de passos da quadrilha ainda hoje são em francês – era o local onde havia as maiores comemorações. Elas acabaram se espalhando pelo mundo, após as navegações espanholas e portuguesas.

São João, primo de Jesus e um dos nomes mais importantes do cristianismo, recebeu a maior das homenagens. No nordeste do Brasil, a festa é tão importante que interfere até mesmo no calendário escolar, para que os estudantes estejam em férias durante a grande comemoração.

Assim como a Mega da Virada, no Réveillon, a loteria brasileira também aproveita a comemoração no meio do ano e realiza um sorteio especial da Quina, em comemoração ao São João. E nem pense que o prêmio é pequeno, ele costuma passar dos R$ 100 milhões todos os anos, mais um motivo de se festejar.

Campina Grande tem uma das principais festas juninas do país

ECONOMIA DAS CIDADES CRESCE
Para algumas cidades brasileiras, o São João é um verdadeiro prêmio lotérico. A economia cresce a níveis estratosféricos, o dinheiro que entra nestas cidades faz com que projetos sociais e a educação possam funcionar durante o resto do ano.

É tanta gente de fora, tantos investimentos, tanto dinheiro que novos negócios são criados para conseguir receber esta gente durante os dias de festa. Hotéis, pousadas, restaurantes, atrações turísticas são criadas para a demanda que acontece no mês de junho.

Cidades pequenas, com fama de São João animado, dobram ou triplicam de tamanho. Há casos de cidades em que a água acaba e a energia elétrica falha, de tanta gente consumindo ao mesmo tempo. É preciso melhorar a infra-estrutura do local durante o ano para que se aguente o consumo nos dias de festa junina.

Muitos artistas de expressão nacional acabam indo se apresentar nas cidadezinhas, fazendo com que momentos inesquecíveis sejam relembrados durante os anos subsequentes. Elba Ramalho, Alceu Valença, duplas sertanejas, bandas de axé se juntam aos tradicionais cantores de forró e animam as mais diferentes localidades.

São João - Jornal da Cidade
Elba Ramalho é uma das principais artistas nas festas juninas

Duas cidades – uma na Paraíba e outra em Pernambuco – duelam todos os anos para ver quem faz a maior festa de São João: Caruaru e Campina Grande. Os esforços são gigantescos e cada uma possui atrativos maravilhosos, não importa quem seja o vencedor da disputa.

Além delas, inúmeras outras cidades também realizam comemorações. Tem prefeito que não consegue se reeleger, se a festa de São João não tiver sido boa nos anos anteriores.

Na Bahia, são tantas as cidades que realizam festas que artistas costumam afirmam que se mudam para o estado, em junho. Não importa a cidade, sempre vai haver gente festejando o São João!