Santa Casa pede teste de Covid-19 um dia antes de cirurgias

Em caso de resultado positivo, procedimento será remarcado se não for urgente

Levando em consideração o atual momento da pandemia de Covid-19, a Santa Casa de Poços de Caldas está solicitando para os pacientes que irão fazer qualquer tipo de cirurgia eletiva no Hospital que realizem o teste de Co-vid-19 no dia anterior à cirurgia.

No caso do teste dar positivo para Covid-19, se tratando de uma cirurgia que não é de urgência, o procedimento será remarcado, visando a segurança de todos, tanto os pacientes quanto os colaboradores do Hospital.

continua depois da publicidade

O médico infectologista da Santa Casa, Mário Krugner, explica que a Irmandade precisa trabalhar com segurança, principalmente para o paciente.

Segundo ele, quando a cirurgia deixa de ser eletiva e passa a ser uma cirurgia de urgência, o teste é feito também, para o Hospital separar as pessoas com Covid-19 das sem Covid-19.

“No cenário que a gente está vivendo, com muitos casos de Covid-19, um dos pilares da cirurgia eletiva segura é que as pessoas não façam essa cirurgia com qualquer infecção. Por exemplo, qualquer cirurgia que vai ser feita e a pessoa tem infecção urinária, primeiro se trata essa infecção urinária e depois parte-se, com mais segurança, para essa cirurgia eletiva. E com o Covid-19 e com o influenza é a mesma coisa”, explica.

CESÁREAS
Por se tratar de um cirurgia eletiva, em caso parto cesárea agendado previamente, que não for de urgência, a gestante também precisará apresentar o teste de Covid-19 realizado com um dia de antecedência.

“Quando for uma cesárea eletiva, ou seja, uma cesárea agendada, sem ser urgência, essa gestante deverá testar um dia antes. Ela irá se dirigir ao Hospital de Campanha, onde a gestante tem prioridade, vai passar na frente, não vai ficar na fila e não vai ter uma exposição maior ao vírus”, explica a médica obstetra da Maternidade da Santa Casa, Cinthia Mendes de Souza Germano.

Se o teste der positivo e a paciente estiver com uma cesárea agendada, em uma situação em que por causa do tempo de gestação ainda dá para esperar, a cesárea será remarcada.

“Caso não dê para remanejar, a cesárea será feita mesmo em vigência da infecção, porém com uma programação diferente. Em procedimentos que não são eletivos, se a pessoa entrar em trabalho de parto, não precisamos do teste previamente, mas se a paciente chegar aqui e tiver qualquer sintoma gripal que possa sugerir uma infecção de Covid-19, faremos o teste aqui mesmo no setor e isso não vai impedir a internação”, completa.