Poços de Caldas: roteiro de Dom Pedro II

Hugo Pontes repassa o percurso do imperador em Poços de Caldas

Há algum tempo, por sugestão do arquiteto Osmero Pelegrinelli Junior, levantou-se a possibilidade da criação de um circuito urbano, pontuando a visita e passagem de Dom Pedro II, da Imperatriz Tereza Cristina e comitiva, oportunidade em que o monarca aqui veio com o objetivo de inaugurar o Ramal Ferroviário de Caldas.

Dessa visita, além dos relatos, existe apenas uma foto tirada na Cascatinha. Sem dúvida, a sugestão do arquiteto foi criativa e importante para o conjunto do equipamento turístico local. Tomei a liberdade de pesquisar os passos de Dom Pedro II e, com dificuldade, consegui levantar os dados principais.

Apenas para localizar no tempo e espaço citamos, recorrendo a Homero Benedicto Ottoni, em seu livro “Poços de Caldas”, “que os trens da Companhia Mojiana já circulavam pelo Ramal de Caldas desde o dia 1º de outubro de 1886. A inauguração oficial aconteceu no dia 22, sexta-feira, com a presença das figuras do império, as quais permaneceram na cidade no dia 23, sábado, e partiram para Ribeirão Preto na manhã do dia 24, domingo”.

Há, em algumas publicações da época o registro da permanência de Dom Pedro II, como na crônica de Leopoldo Amaral, jornalista de Campinas, que esteve presente nessa viagem histórica. Além dele o Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, fez o relato de toda a viagem.

01 – Chegada à Estação da Mojiana, hoje Praça Paul Harris;

02 – Ida à Capela de Bom Jesus da Cana Verde, (Rua Itororó), atual Igreja de Santo Antônio na Rua São Paulo, para um Te Deum;

03 – Hospedagem no anexo do “Hotel da Empresa” – hoje Praça do Palace Cassino;

04 – Visita ao Balneário “Pedro Bote-lho” – hoje Parque “Darcy Vargas”;

05 – Visita à Fonte Sinhazinha – na Rua 7 de Março, hoje Rua Pernambuco;

06 – Subiu a uma elevação -Morro do Itororó – Rua São Paulo;

07 – Passagem pela Oficina de tornearia da Empresa Balneária, dirigida por João Batista Pansini – Av. Francisco Salles;

08 – Ida à Casa de Joias de Alexandre Xandó – Palacete Cobra, Rua Rio de Janeiro;

09 – Passeio à Fonte dos Macacos – hoje Praça Dom Pedro II;

10 – Passeio da comitiva à Cascatinha – hoje Bairro da Cascatinha;

11 – Visita à Escola do Mestre Sá – hoje Rua Rio de Janeiro, nº 79;

12 – Passeio à Cascata das Antas – Cascata das Antas;

13 – Volta à Capela do Bom Jesus da Cana Verde – Rua São Paulo.

Naturalmente, todos esses lugares, ao longo desses mais de 100 anos passaram por muita transformação, excetuando a igreja da Rua São Paulo, a Cascatinha e a Cascata das Antas.

Os demais pontos ficaram na lembrança dos antigos moradores. A Secretaria Municipal de Turismo aproveitou esse roteiro para instalar placas indicativas sobre o momento em que Dom Pedro esteve em Poços de Caldas.

Agora foi lançado um projeto para encenação do roteiro de Dom Pedro II. Isso nos traz muita satisfação, pois valoriza a nossa pesquisa.

* Hugo Pontes é professor, poeta e jornalista. E-mail: hugopontes@pocos-net.com.br