Romeu Zema participa da abertura do Minas Trend Preview, em Belo Horizonte

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (22/10), da abertura do Minas Trend Preview, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento, que é considerado o maior salão de negócios da moda da América Latina e surgiu para fomentar a indústria mineira, deve receber neste ano cerca de 200 marcas até o dia 25 de outubro. Além de visitar a feira, ao lado do presidente do Sistema Fiemg, Flávio Roscoe, Zema participou de uma reunião com os conselhos do Sesi/Senai/IEL e do Congresso Internacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Com objetivo de aproximar fabricantes e lojistas, o Minas Trend é hoje a principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil, e chega a sua 25ª edição com o tema “Tecendo futuros”. A proposta é, ao apresentar as tendências, debater os caminhos a serem trilhados pela cadeia produtiva da moda.
 

Crédito: Marco Evangelista/Imprensa MG

Para Romeu Zema, o setor produtivo deve ser priorizado pela gestão pública, por ser gerador de emprego e renda. “Eu dedico parte expressiva do meu tempo ao setor produtivo, pois sei que só assim a economia vai melhorar. O Estado, nos últimos anos, se tornou inimigo de quem gera empregos, e agora nós estamos mudando isso. Posso dizer que os primeiros resultados começaram a aparecer. Já geramos 110 mil empregos com carteira assinada nos primeiros nove meses do ano e é questão de tempo para que o setor responda e apresente números ainda mais positivos”, disse, destacando a simplificação tributária e a desburocratização como algumas das principais medidas adotadas pela atual gestão.

O governador também ressaltou a importância da aprovação do Plano de Recuperação Fiscal, entregue à Assembleia Legislativa de Minas Gerais neste mês de outubro, para o reequilíbrio das contas públicas. “Não temos de aumentar impostos, temos que reduzir as despesas do Estado. E, para isso, precisamos entrar para o Regime de Recuperação Fiscal. Esse será o primeiro passo de muitos outros projetos que ainda serão enviados ao Parlamento”, afirmou.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, também declarou apoio ao Plano de Recuperação Fiscal e lançou uma campanha, encabeçada pela federação, para mostrar a importância das mudanças.

“Lançamos hoje a campanha ‘Recuperação Fiscal’, em apoio ao pedido enviado à Assembleia pelo Executivo. Estamos trabalhando em busca da aprovação com nossos deputados estaduais e convido todos vocês a fazerem o mesmo. Não existe solução: se Minas não reduzir o tamanho do Estado, teríamos uma situação de caos. Agradeço ao governador pela coragem de enfrentar o problema, que foi jogado para debaixo do tapete em gestões anteriores. Pode contar com o setor produtivo nesse trabalho. Após aprovado, a segunda parte do plano é com a gente, que é a do crescimento econômico”, finalizou.

Reuniões

Ainda no Expominas, em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema se reuniu com os conselhos do Sesi/Senai/IEL e também com empresários do ramo. Ele falou sobre as iniciativas do governo estadual para o fomento do setor e destacou a importância do alinhamento com a visão econômica do governo federal.

Também participaram do evento o presidente da AngloGold Ashanti Brasil, Camilo Farace; o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz; o presidente da Abit, Fernando Pimentel; entre outras autoridades.