Vereadores pedem retirada de placas sobre esmolas

Segundo vereadores, frase "não dê esmolas" configura caso de aporofobia

Os vereadores aprovaram por 8×5 uma moção de apelo ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) para que retire todas as placas com as frases “não dê esmolas” e que intensifique as políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua.

A moção é de autoria dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Braz (Rede). Segundo eles, diversos municípios do país tem feito campanhas utilizando o termo “não dê esmolas” em alusão às pessoas em situação de rua, inclusive, Poços de Caldas.

continua depois da publicidade

“Esse tipo de campanha estigmatiza e exclui ainda mais as pessoas que estão vivenciando tal situação”, argumentam.

Os vereadores consideram que o uso da palavra esmola neste contexto é pejorativa e remete à aporofobia, que é a aversão à pobreza e o medo e rejeição aos pobres. Recentemente, o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua, em São Paulo, postou uma foto de uma das placas de Poços de Caldas sobre não dar esmola, criticando a prática de aporofobia na cidade.

Após a aprovação da moção, os vereadores pretendem sugerir que a Prefeitura troque a palavra “esmola” por outra que tenha conotação menos negativa e que aproveita as placas para divulgar os serviços de promoção social oferecidos em Poços.