Receita Federal alerta que regularização de CPF é gratuita pelo site oficial

Páginas com nomes e aparência de sites oficiais do governo oferecem serviço mediante pagamento de taxa

A Receita Federal alerta que a regularização do CPF realizada através do site www.gov.br/receitafederal é gratuita.

A Receita Federal tem atendido cidadãos que relatam ter pagado taxas no valor de R$ 275,00 em sites que imitam a página de Receita Federal e não concluem o serviço de regularização do CPF.

continua depois da publicidade

O processo de alteração e regularização de CPF é gratuito tanto em no site da Receita quanto nas agências e postos de atendimento da Receita Federal que oferecem o serviço.

O contribuinte que precisa desse tipo de serviço conta ainda com os chamados Pontos de Atendimento Virtual (PAV), espalhados por vários municípios, fruto de parcerias da Receita Federal com municípios. Além da segurança, os serviços oferecidos a partir desses canais são totalmente gratuitos.

Nas entidades conveniadas como Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, a taxa a ser paga por este serviço é de R$ 7.

continua depois da publicidade

Caso o CPF esteja “pendente de regularização”, o cidadão deve apresentar declaração de Imposto de Renda dos anos a que estiver obrigado e pagar a multa correspondente via DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). A multa só é emitida após a entrega da declaração.

A Receita Federal reitera que os serviços prestados pela instituição devem ser realizados sempre através de sua página oficial: www.gov.br/receitafederal. E alerta que os cidadãos não devem disponibilizar seus dados pessoais em outros sites que oferecem o serviço, pois há risco de fraudes.