Coligação anuncia registro de candidatura de Paulinho

Nos últimos dias, candidato foi alvo de rumores sobre sua candidatura

A coligação “Honestidade e Trabalho” divulgou nota oficial em que informa que oficializou ontem, 15, no Cartório Eleitoral de Poços de Caldas, as candidaturas de Paulinho Courominas (PSB) a prefeito e do vice Ércules Tassinari (PTB).

Nos últimos dias, Paulinho foi alvo de rumores de que davam conta que ele não poderia registrar a chapa por conta de problemas com a rejeição de contas de 2012, último ano de seu mandato de prefeito (2009-2012).

A decisão da semana passada do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu que a candidaturas com contas rejeitas seriam decididas pelas Câmaras Municipais, aumentou as especulações sobre o registro ou não da chapa de Paulinho.

“Para vencer os problemas da cidade, um prefeito não pode ter ideias tímidas, tem que ter pé no chão, um olhar voltado para os pobres e a classe média, mas também propor coisas novas e ousadas. Tem que agir firme e rápido, na saúde, no transporte, na cultura, na educação e na habitação. E ter um plano global, capaz de reordenar a cidade”, disse Paulinho Courominas.

Atendendo à condição do registro de candidatura, o plano de governo também foi entregue e, a partir de hoje, 16, as caminhadas serão intensificadas em todas as regiões da cidade, onde os candidatos estarão apresentando as diretrizes do plano de governo, aguardado pela população para solucionar os problemas da cidade.

“A população não quer saber de baixaria, da vida pessoal de ninguém. A população quer saber das propostas para resolver os problemas da cidade. Chegou a hora de mudar, de retomarmos o caminho certo, de construirmos uma Poços de Caldas mais justa, vibrante e feliz”, falou  Ércules Tassinari.

PROPAGANDA ELEITORAL
A partir de hoje, os candidatos às eleições municipais de 2 de outubro vindouro já podem iniciar a campanha, para divulgar suas propostas e pedir votos. Das últimas eleições para agora, foram feitas várias alterações nas normas que regem a propaganda. O período de campanha eleitoral foi reduzido para a metade e nesta edição, podendo ser feita até o dia 1º de outubro.

Já a propaganda gratuita no rádio e na televisão terá apenas 35 dias: de 26 deste mês a 29 de setembro. A distribuição de santinhos e outros materiais impressos pode ser feita diariamente, no horário de seis da manhã às dez da noite, até a véspera da votação.

O mesmo horário vale para o uso de bandeiras. Os cavaletes e as pinturas em muros, comuns nas eleições anteriores, não são mais permitidos. Adesivos e cartazes podem ser colocados em bens particulares, desde que tenham a dimensão máxima de 0,5m².

INTERNET
A rede mundial é uma plataforma cada vez mais utilizada em campanhas eleitorais, e há normas específicas para a propaganda virtual. Os sites de partidos e candidatos têm que ser hospedados em provedores brasileiros e os endereços devem ser comunicados à Justiça Eleitoral.

A divulgação dos candidatos também pode ser feita por meio de blogs, sites de relacionamento e aplicativos de mensagens instantâneas. Não é permitido qualquer tipo de propaganda paga ou o uso de mecanismos remunerados para impulsionar publicações na internet.

É importante que a população conheça as regras da campanha, para ficar de olho nos candidatos e saber quem está agindo de forma correta.