Poços entre as 100 melhores do Brasil em qualidade de vida

Em Minas Gerais, apenas 11 cidades aparecem entre as 100 melhores

O Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou um levantamento inédito sobre as 100 melhores cidades do Brasil em qualidade de vida, considerando os 5.565 municípios brasileiros.

O Estado de São Paulo domina o topo do ranking do Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (IBEU-Municipal), com oito cidades nas primeiras posições. Considerada a cidade mais organizada do Estado, Buritizal, no norte de São Paulo, lidera a lista com índice de 0.951. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade.

Para chegar ao resultado, o estudou levou em conta cinco fatores de qualidade: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infra-estrutura. De acordo com a pesquisa, mais da metade dos municípios estão em condições ruins com o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia.

Para Marcelo Ribeiro, professor da UFRJ e pesquisador do Observatório, o levantamento revela uma desigualdade regional. Sudeste e Sul abrigam as cidades com as melhores condições de vida e Norte e Nordeste, os piores. A pior cidade do levantamento é Presidente Sarney (MA), com nota 0,444.

NÚMEROS LOCAIS
Em Minas, apenas 11 cidades aparecem entre as 100 melhores. Poços de Caldas aparece na 99ª posição, com 0,913. A estância está empatada com outras sete cidades. À título de referência, Poços está melhor colocada do que todas as capitais brasileiras. A que mais se aproxima é Vitória (ES), com 0,9.

Entre os cinco fatores de qualidade verificados em Poços, a cidade aparece com maior destaque no atendimento de serviços coletivos urbanos, com 0,990, próximo da condição ideal de bem-estar. Depois, Poços aparece no quesito mobilidade urbana com 0,939. Em seguida, a maior nota é a de condições habitacionais urbanas.

O quarto quesito com maior índice é o de condições ambientais urbanas, com 0,913. E em quinto, a infraestrutura urbana, com nota 0,801.